ONDAS ELETROMAGNÉTICAS

p { margin-bottom: 0.21cm; }a:link { }

ONDAS ELETROMAGNÉTICAS

Uma poluição invisível

 

Resumo

Apresentamos nesse artigo, uma sugestão de atividade, baseada no texto jornalístico “Uma poluição invisível” a ser desenvolvida com alunos da 3ª série do Ensino Médio. O tema Ondas Eletromagnéticas: Uma poluição invisível, enfatiza a relação entre Ciência, Sociedade e Tecnologia. O enfoque desse tema, está em explorar aspectos da vivência do aluno, com o uso do celular, motivando-o a reflexão.

 

Palavra chave: onda eletromagnética, espectro eletromagnético, celular.

 

Justificativa

Como a exposição às ondas eletromagnéticas pode causar sérios danos à saúde, mas é ignorada pela maioria da população, está atividade pretende promover a relação entre o conhecimento científico e as aplicações tecnológicas no dia a dia das pessoas e na sociedade, evidenciando a função social do conhecimento científico.

 

Introdução

As ondas eletromagnéticas foram previstas teoricamente por Maxwell e confirmadas experimentalmente por Hertz, mas foi Guglielmo Marconi que empregou as descobertas Hertz no envio de mensagens através do espaço, sem a utilização de fios.

Onda eletromagnética é uma perturbação no tempo e no espaço que transporta energia sem transporte de matéria. Elas são, basicamente, um campo magnético perpendicular a um campo elétrico. Assim como produzimos ondas mecânicas na água por meio de uma pedra lançada a ela, podemos produzir ondas eletromagnéticas no ar mediante a variação de uma corrente elétrica, do movimento de uma carga elétrica, de um campo elétrico ou magnético. A frequência das ondas produzidas é igual à de variação desses valores.

As ondas eletromagnéticas ao serem produzidas, possuem uma frequência bem definida e determinada pela fonte geradora. Assim, estas ondas podem ser produzidas dentro de amplo espectro eletromagnético, ou seja, com frequências extremamente baixas como as ondas de sinais de TV e muito altas, como os raios gama e cósmicos. Para visualizar melhor a faixa de frequência e onde ela pode ocorrer, veja o espectro eletromagnético.

As aplicações das ondas eletromagnéticas são inúmeras e diversificadas e vão desde ao uso na transmissão de informação de sons e imagens para as rádios e TV até as aplicações na medicina para a obtenção de diagnóstico e tratamento, como a radioterapia, radiologia diagnóstica e medicina nuclear. Mas, podem-se destacar outras aplicações na área de segurança (radares, sistema de detecção de pessoas, bloqueadores de celulares), de dispositivos domésticos e comerciais (controles remotos, portas automáticas, acendimento e desligamentos de lâmpadas, wireless, wi-fi) além de ampla utilização na forma de luz visível como as lâmpadas (led, lâmpadas incandescentes e fluorescentes, neon) e a luz natural produzida pelo Sol. Em relação a estas aplicações iremos, nesta atividade explorar os aspectos de geração e recepção das ondas eletromagnéticas.

Acesse o link a seguir para verificar estudo relacionado as ondas eletromagnéticas:

http://www.folhaweb.com.br/?id_folha=2-1--721-20140908

 

Metodologia

Iniciar os estudos com a seguinte afirmação: Celular, use moderadamente. ” Observar a reação dos alunos e o que essa afirmação lhes sugerem. Na sequência propor a leitura e discussão do texto jornalístico “Uma poluição invisível”, extraído do Jornal Folha de Londrina. Feito isto, propor um debate em que grupos distintos levantem os pontos positivos e negativos do uso do celular e suas implicações em diversos campos (saúde, comunicação, segurança, econômico, social e ambiental), numa abordagem interdisciplinar e no ensino por investigação, já que o aluno terá que pesquisar para a argumentação no debate.

Após o debate ampliar o conceito físico de onda eletromagnética, destacando suas características e aplicações, sua geração e transmissão, como também, o espectro eletromagnético, fazendo uso do livro didático, vídeos e atividades experimentais. Solicitar aos alunos que façam cartazes conscientizando a comunidade escolar sobre o perigo da exposição excessiva às ondas eletromagnéticas.

A avaliação será feita de forma contínua, desde a participação no debate, elaboração de cartazes, atividades experimentais, como também, uma pesquisa sobre as tecnologias que utilizam esse conhecimento físico (ondas eletromagnéticas).

 

Conclusão

A abordagem do conceito de onda eletromagnética, relacionando-o com o funcionamento do telefone celular, propicia a abertura de um espaço interdisciplinar, enfatizando as relações entre Ciência, Tecnologia e Sociedade.

 

 

Atividade experimental

Ponto Ciência: Celular fora de área. Disponível em: http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/bitstream/handle/mec/20735/Celular%20fora%20de%20area.pdf?sequence=1. Acessado em: 10/04/2013.

 

Vídeo

Acessa Física. Ondas Eletromagnéticas. Descrição: Esta atividade irá apresentar o tema “ondas eletromagnéticas”, que engloba a discussão sobre o espectro eletromagnético, abordando alguns tipos de radiações eletromagnéticas, como raios-X, raios gama, raios ultravioleta, raios infravermelho, entre outros. Disponível em: http://177.71.183.29/acessa_fisica/index.php/acessafisica/Midias/Audiovisua l/Os-Curiosos-Ondas-Eletromagneticas. Acessado em: 10/04/2014.

 

Referências

FOLHA DE LONDRINA, segunda-feira, 8 de setembro de 2014.

GASPAR, Alberto. Física: Eletromagnetismo e Física Moderna. Editora Ática, São Paulo, 2000.

GUIMARÃES, O. et al. Física. São Paulo: Ática, 2003.