Oficina de emoticons na Funec de Nova Contagem

Ao apresentar o portal EMdiálogo como espaço de mediação e conexão da comunidade juvenil envolvida com o ensino médio, promovemos um encontro entre os alunos da escola Funec de Contagem e nossa equipe transdisciplinar do Observatório da Juventude.

Em cada uma das cinco salas de aula onde havia cerca de trinta alunos, havia também uma dupla de educadores que apresentaram a Agenda de Enfrentamento à Violência, do Fórum das Juventudes da Região Metropolitana de Belo Horizonte. Os assuntos envolvidos nesta Agenda parecem difíceis de abordar de uma maneira clara, mas a equipe conseguiu estabelecer relações de aproximação entre os jovens. Os educadores abordaram os temas da Agenda de maneira direta e sem firulas, deixando os estudantes livres para compartilhar e debater suas opiniões sobre a violência cotidiana. Foram questionados se percebiam algumas das ações de violência em sua escola ou em seu cotidiano. Como eles vêem essas práticas discriminatórias? Quais os tipos de violência as juventudes sofrem?

Depois do debate, apresentamos aos jovens algumas linguagens de criação e reprodução de textos e imagens, mais especificamente a criação de slogans e uso de emoticons (sinais gráficos utilizados em mensagens rápidas, chats, rede sociais, internet). Os alunos foram convidados a se manifestarem, quando produziram slogans e imagens através de frases e emoticons acerca da questão: “Contra a violência, o que eu faço?”

Agora, a produção realizada está postada no Portal.