O USO DO CELULAR EM SALA DE AULA

Entrevista realizada aos alunos do 1º Ano EMI Vespertino e 1º Ano Regular Matutino da EEEFM “Álvaro Castelo” Brejetuba/ES.

O uso do celular em sala de aula é um assunto muito polemico, pois não se sabe se é certo proibir ou permitir. Mesmo já tendo lei que proíbe o uso do celular na sala de aula, ou até mesmo algumas escolas tem levado essa temática para discussão.
Proibir o uso do celular em sala de aula seria injusto, afinal, vivemos em um mundo onde a tecnologia está avançando a cada vez mais e envolvendo as pessoas. Um aluno em uma sala pode ter vários benefícios através do celular, como receber e transmitir informações para um colega, além de ser uma didática diferente, por meio de aplicativos, redes sociais, fazendo com que a tecnologia influencie nos estudos.
Apesar de alguns alunos não saberem utilizar certo os aparelhos, ultrapassando os limites, usando para fins desnecessários e alem de não respeitar regras de uso, como para usar redes socais, jogos, aplicativos, sem a permissão do professor, por esse lado é certo proibir.
O uso do celular tem que ser permitido para fonte de informações para o aluno e ser usado sem permissão do professor ou desnecessário o aluno receberia uma punição e o direito do professor a confiscar o aparelho do individuo, tornando assim uma educação com qualidade e tecnologia.
Ao analisar as instituições de ensino, percebemos que com a chegada dos avanços tecnológicos, o uso excessivo dos aparelhos eletrônicos tem trazido grandes desvantagens dentro da sala de aula.
Vários professores vêm reclamando desse uso, pois os alunos têm atrapalhado suas aulas, não tendo somente desvantagem com esse uso, pois podemos usar o celular para pesquisas ou fazer trabalhos, o motivo dessas reclamações não somente por que eles atrapalham a aula, mas sim pelo fato de atrapalharem a si mesmo, no rendimento e na sua aprendizagem.
Dependendo da forma que se usa esse meio, podemos tirar benefícios, isso depende do que o aluno almeja para o futuro.
O uso do celular na escola não está como antigamente, pois, com a evolução da tecnologia e da globalização o uso regular não existe mais, pois no passado não ouvia falar de problemas com esse aparelho como nos dias de hoje, as pessoas buscavam outros meios para adquirir conhecimentos como: livros, jornais entre outros.
Alguns pontos negativos são: a falta de atenção nas horas necessárias, falta de realização de atividades, muitos usam o celular para fazer vídeos e exigir algo em troca para não ser divulgado entre outros. Mas também, existirão os pontos positivos como: poder usá-lo para fazer pesquisas no bom desenvolvimento dos estudos como dicionário e em caso de necessidade para se comunicar com pessoas distantes e etc.
Percebe-se que o uso do celular não deveria ser proibido, se for usado corretamente pode trazer muitos benefícios ao estudante, se em vez de proibir, tive-se um momento para ser utilizado, beneficiaria os alunos como facilitaria as aulas para o professor.

PNEM da EEEFM “Álvaro Castelo”, rede Estadual, SRE-Afonso Cláudio - ES.
Jefferson Martinuzzo - Orientador
Lucas Cabral Fonseca - Cursista