Texto 1
O Trabalho como Princípio Educativo e o Trabalho como Princípio Pedagógico
A prática que prevê o trabalho como princípio educativo, solicita ao professor que exponha aos seus alunos entender o trabalho dentro da concepção onde homem e sociedade produzam sobrevivência e conhecimento.
O homem passa a ser um ser ontocriativo, construtor do próprio ser, e este deve ser educado de modo que passe a apropriar-se de sua própria realidade, logo, transformando-a.
O trabalho figura então como meio pelo qual o ser humano produz para si o mundo, os objetos e as condições de que precisa para existir.
O princípio educativo é a razão última que informa todo processo escolar, é a perspectiva real e de longo alcance assumida pelos educandos e pelos educadores. Nesta perspectiva selecionam-se e tomam sentido os conteúdos.
Texto 2
A interdisciplinaridade relacionada ao conceito de contextualização sócio histórica como princípio integrador
O ensino médio é um curso de três anos que prevê a formação do aluno para a sociedade, de modo que o mesmo tenha formação científica, cultural aliada ao senso crítico frente ao cotidiano.
As áreas científicas são dividas em disciplinas, e estas, não deveriam ser expostas aos alunos de maneira fragmentada ou desconexa, já que por área de conhecimento em comum ou num total dialogam e formam o todo científico.
O trabalho interdisciplinar prevê que a interdisciplinaridade esteja sempre situada no campo da possibilidade de superar a fragmentação das ciências e dos conhecimentos produzidos por elas ( Thiesen, 2008). Logo, a contextualização e a visão prática do conhecimento são formas que os alunos utilizam para apropriarem-se e verem foco dentro dos conteúdos aprendidos em sala .
No entanto, realizar um trabalho interdisciplinar evoca em questões como organização, planejamento e prática e não obstante, não se pode esquecer da reluta que se tem em trabalhar dessa maneira, já que a mesma exige estudo, formação e comprometimento da equipe.
A participação na capacitação que prevê o fortalecimento do ensino médio como um pacto nacional subsidia os participantes enquanto teoria de como encarar o ensino, todavia o planejamento e a realização do ensino dentro da temática interdisciplinar esbarra na questão adesão a proposta, devido a causas como os professores trabalharem em múltiplas escolas, residirem em municípios diferentes não sendo possível o total conhecimento da realidade dos alunos, a rotatividade de profissionais por conta de contratos temporários, os professores trabalham com disciplinas diferentes das de sua formação.
Ainda a respeito do trabalho interdisciplinar parte da dificuldade de realização do trabalho também pode ser atribuída a formação inicial dos profissionais onde a formação acadêmica deveria mudar e propor o trabalho interdisciplinar.
THIESEN, Juarez da Silva. A interdisciplinaridade como um movimento articulado no processo-aprendizagem. Revista Brasileira de Educação. Vol 13. Nº 39, Rio de Janeiro, Set-Dez, 2008.
Colégio Estadual do Campo Pedro Américo
Coordenadora: Profª Marli Lenir de Rosso Riboldi
Participantes: Profª Angela D. Carrer, ProfªAndreusa P. de Oliveira, Profª Francieli Dalbosco, ProfªMarcia A. Sehn Conrath, ProfªRosane Basso Mooreira, ProfªSandra M. Z. Morás.