O QUE IMPEDE DE TRABALHARMOS EM UMA MESMA DIREÇÃO?

A matemática é um meio de conhecimento muito abrangente, quando se relaciona com as outras áreas de conhecimento.
A leitura de textos que envolvem Matemática, seja no conceito específico de objetos desse componente, seja na explicação de algoritmos, ou ainda, na resolução de problemas, vai além da compreensão do léxico: exige do leitor uma leitura interpretativa. Para interpretar, o leitor precisa de um referencial linguístico e, para decifrar os códigos matemáticos, de um referencial de linguagem matemática. O individuo necessita ter “a percepção da estrutura do contexto verbal”.
A Língua Portuguesa escrita ou oral tem seu papel na Matemática como nas outras áreas do conhecimento. É, no mínimo, o veículo das informações, mas podem estar nela as dificuldades que os alunos encontram na resolução de problemas, como ressalta Azevedo e Rowell, já que tais dificuldades não estão situadas no âmbito dos algoritmos, das fórmulas ou dos conceitos específicos dessas áreas [...], mas nas construções linguístico-discursivas dos enunciados dos problemas. São dificuldades de nível lexical, sintático, semântico, textual e/ou discursivo que impedem os alunos de resolver adequadamente os problemas por não poderem recuperar sua unidade de sentido. (2007, p. 13).
Assim, pergunta-se: Em que medida o ensino da língua contribui para a interpretação de um problema de Matemática?
Nas disciplinas com que tento transmitir algo aos alunos, que são o público alvo, sempre procuro colocar o novo para eles, mas como usar o novo se tudo é velho? Já em uma determinada época eu disse:
“O homem vive do passado”
Kea08
Procuro usar diversas partes de um todo, nuca me aprofundo dentro deste todo, na matemática só pude usar os números em datas, somas e horas, foi nisto ou é em esta parte das matérias que ministro que usei, uso e usarei a matemática?
No mundo, na França em 1960, os estudantes fizeram o movimento em busca de um novo conceito do ensino, a partir deste momento teve o inicio da Interdisciplinaridade, houve também questões de ordem social, politica e econômica que tiveram soluções parciais. Portanto desde os anos 60, a sociedade estudantil Europeia teve uma nova maneira de adquirir o conhecimento almejado.
Seguindo o modelo francês ou europeu, o Brasil no final dos anos 60, sofreu uma forte influência na LDB de 1971 e 1994. Mas com muita resistência dos seus executores, os professores, com o passar da historia na LDB de 1996 e nas Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio de2012, fica pré-estabelecido que deva ser atualizada a maneira dos professores trabalharem com os alunos das diversas etapas da educação básica, ou seja, eles terão que abandonar a multidisciplinaridade e lutar para fixar a interdisciplinaridade ou até a Transdisciplinaridade.
Esta mudança de atitude, não deve ser somente do professor, mas também do aluno como parte principal, de que adianta os professores irem até aos alunos com novas ideias se os eles evitarem esta nova maneira de obter o conhecimento almejado. Cabe somente aos professores mudarem suas formas de pensar e agir?

Arthur Ervino Kotelinski    E.E.E. Médio General Prestes Guimarães Passo Fundo RS

Consulta em:
Linguagem matemática e Língua Portuguesa: diálogo necessário na resolução de problemas matemáticos Edi Jussara Candido Lorensatti*
PCN – Ciências da Natureza e a Matemática e suas tecnologias. You tube br.