O PENSAMENTO MATEMÁTICO NOS DIVERSOS COMPONENTES CURRICULARES

Reflexão e Ação (Etapa II - Temática V - Caderno V do MEC, pág. 14)
                               O PENSAMENTO MATEMÁTICO NOS DIVERSOS COMPONENTES CURRICULARES
                Atualmente observa-se nas escolas jovens desestimulados e que perderam a curiosidade para o conhecimento escolar devido a práticas tradicionais e autoritárias que vetam essa característica tão importante para o processo de aprendizagem que é o caráter inquiridor, curioso trazido pelo estudante desde a infância. É preciso que a escola desenvolva por meio de atividades integradas entre as áreas do conhecimento, estratégias que resgatem o interesse e a vontade de descobrir nos estudantes. Portanto, a matemática é uma importante área para favorecer o ressurgimento da curiosidade e da vontade de aprender.
                Neste sentido, o caderno 5, da etapa II, apresenta várias indicações para se desenvolver atividades relacionadas aos diversos componentes curriculares. Ao construirmos um conjunto de atividades para serem desenvolvidas com os estudantes em sala de aula, com a participação coletiva dos professores de cada componente curricular, considerando as especificidades da turma, entre outros aspectos e os coordenadores, podemos elencar os tipos de pensamentos matemáticos em cada área/componente e oportunizar um planejamento participativo, objetivando uma formação humana integral para nossos estudantes.
               A seguir, apresentaremos uma breve descrição de atividades propostas nos diversos Componente Curricular e os respectivos pensamento matemático envolvidos:
Matemática - Propor a um debate com os alunos sobre as técnicas de contagens. Apresentando uma situação do cotidiano, uma situação problema, envolvendo cunhagem populacional. Não-determinístico; Raciocínio lógico; Indutivo Geométrico.
Arte - Propor desenhos que represente multidão. Indutivo; Não-determinístico.
Historia - Determinar a evolução através das eleições, o número crescente de eleitores Não-determinístico; Raciocínio lógico; Indutivo.
L. Portuguesa - Escolhas literárias que estavam presente na evolução dos acontecimentos. Não-determinístico; Indutivo.
Física - Verificar o espaço e tempo dos acontecimentos.  Não-determinístico; Raciocínio lógico; Indutivo Geométrico.
Geografia - Acompanhamento da evolução do crescimento populacional. Não-determinístico; Raciocínio lógico; Indutivo Geométrico.
Sociologia e Filosofia - Debate sobre a evolução da humanidade  Não-determinístico; Raciocínio lógico; Indutivo.
Educação Física - Analisar o crescimento de praticantes de atividade física. Não- determinístico; Indutivo.

Com os dados dessa tabela, é possível identificar nas atividades proposta relação com o pensamento correspondente. Em Matemática, por exemplo, há diversos conteúdos relacionados a cada pensamento matemático.  Não podemos generalizar afirmando que o pensamento lógico-dedutivo é o mais utilizado em Matemática, pois, os quatro pensamentos podem ser utilizados, o que acontece é que podem não ser explorados pelos professores. É necessário se fazer um plano de trabalho co-participativo com todos os componentes curriculares a fim de ser estabelecer links entre os diversos conteúdos trabalhados com os estudantes.

Valmir Cordeiro dos Santos