O PENSAMENTO MATEMÁTICO NAS ATIVIDADES CURRICULARES NO ENSINO MÉDIO

Marina Montiel
Suzana Marcelino

Resumo
O presente artigo apresenta algumas atividades de algumas áreas do conhecimento desenvolvidas com os alunos do Colégio Estadual Professor Vidal Vanhoni do 1º ano do Ensino Médio e sua relação com o pensamento matemático, que auxilia os estudantes no desenvolvimento da capacidade de formular e resolver problemas de forma crítica e criativa e nesse sentido auxiliar na formação integral dos alunos desenvolvendo a capacidade do desenvolvimento de quatro tipos de pensamento matemático: pensamento indutivo, o lógico-dedutivo, o geométrico espacial e o pensamento não-determinístico.

Palavras-chave: Pensamento matemático; formação integral.

Introdução
Na apresentação do texto do caderno cinco, da etapa II, do Curso de Extensão Universitária de Formação Continuada de Professores e Coordenadores Pedagógicos do Ensino Médio, vinculado ao Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio foram mencionados vários exemplos para o desenvolvimento de atividades relacionadas aos diversos componentes curriculares ligados ao pensamento matemático,  portanto foram observadas as atividades desenvolvidas com os estudantes em sala de aula com a participação coletiva dos professores de cada componente curricular, considerando uma turma do 1º ano do Ensino Médio com auxílio dos pedagogos e professores, onde foram elencados os tipos de pensamento matemático em cada área objetivando uma formação mais específica e abrangente para os estudantes. Um dos objetivos dessa atividade é através da observação e reflexão sobre o pensamento matemático proporcionar uma formação humana integral para nossos estudantes.

COMPONENTE CURRICULAR BREVE DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE TIPOS DE PENSAMENTOS MATEMÁTICOS ENVOLVIDOS

BIOLOGIA (divisões celulares) -demonstração através de desenhos esquematizados as divisões celulares: Mitose e Meiose
-pensamento indutivo;
-raciocínio lógico-dedutivo;
-pensamento não-determinístico;
-visão geométrico espacial.

MATEMÁTICA (funções exponenciais) -atividade: identificar a função exponencial na situação-problema prosta pelo professor e fazer sua representação algébrica e gráfica -pensamento indutivo;
-raciocínio lógico-dedutivo;
-pensamento não-detreminístico.

EDUCAÇÃO FÍSICA (ginástica aeróbica)
-resistência aeróbica: aferição da frequência cardíaca dos alunos
-pensamento não-determinísco.

ARTE (análise da pintura de Michelangelo “A Criação de Adão”)
-reproduzir a obra e sombreá-la, em seguida ampliar e reproduzir uma parte da obra que achar mais interessante -pensamento indutivo;
-pensamento não-determinístico.

De acordo com os estudos feitos sobre o Caderno V, a matemática pode contribuir para a formação humana integral dos alunos do Ensino Médio possibilitando ao estudante o acesso ao conhecimento científico historicamente construído através de uma reflexão crítica sobre o sentido e o significado das ciências, da cultura e das tecnologias, formando os estudantes de maneira a produzir novos conhecimentos e condições para que ele possa ler, interpretar e transformar a realidade que está inserido, nesse sentido os conhecimentos matemáticos podem auxiliar nessa interpretação, fornecendo ferramentas para atuar em qualquer área do conhecimento.
Cada atividade proposta na tabela acima está relacionada com o pensamento matemático correspondente, em matemática, por exemplo, há um predomínio do pensamento lógico-dedutivo, para que haja um maior equilíbrio em relação aos diversos tipos de pensamento e as demais áreas do conhecimento é importante que todos os envolvidos no desenvolvimentos das atividades estejam em consonância com os princípios pedagógicos defendidos nas Diretrizes Curriculares para o Ensino Médio, nos cadernos do Pacto e partam da realidade dos estudantes, contextualizem-na e trabalhem de maneira interdisciplinar afim de que as atividades sejam mais significativas objetivando assim a prendizagem e a formação do estudante.

Considerações Finais
Pensar em uma proposta de trabalho pedagógico relevante que vise uma formação humana integral de nossos estudantes é pensar no diálogo como elo fundamental para a possibilidade dessa concretização onde todos os envolvidos no processo deverão rever a necessidade de reflexão individual e coletiva de seu trabalho, enumerar aspectos positivos e negativos na execução do mesmo e estabelecer e manter uma interatividade constante entre os professores dos diversos componentes curriculares no Ensino Médio.

Referências

BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Brasília: Ministério da Educação/ Conselho Nacional de Educação/Câmara de Educação Básica, 2012.
BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Formação de professores do ensino médio, Etapa II - Caderno V: Matemática / Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica; [autores: Ana Paula Jahn... et al.]. – Curitiba: UFPR/Setor de Educação, 2014. 49p.