O novo currículo no Ensino Médio.

É urgente uma grande reforma nas Diretrizes Curriculares do Ensino Médio, dinamizando-as com conteúdos apropriados para a nova demanda exigida pelo mercado de trabalho. O Ensino médio, ao longo de sua história oscilou tendo como finalidade a formação acadêmica destinada a preparar para o mercado de trabalho e para a universidade. Além disso, há diferentes culturas entre os jovens e as práticas pedagógicas podem auxiliá-los à formação integral.

As ações promovidas no espaço escolar visam o desenvolvimento do estudante em todas as áreas do conhecimento, buscando a compreensão do ensino como norteador do conhecimento humano, nas áreas tecnológicas, culturais e mercado de trabalho. Portanto é preciso reconhecer os sujeitos do Ensino médio e dar centralidade aos conhecimentos para que se possa encontrar a melhor prática para a formação de nossos jovens. É necessário refletir as práticas pedagógicas e fazer as ações acontecerem de forma ampla e dinâmica.

O uso das mídias deve ser visto e utilizado como ferramenta do trabalho docente para que ele se torne dinâmico, inovador e se equipare rapidamente com a velocidade que o mundo atual vem exigindo.

Os jovens estudam com o intuito de alcançar uma vaga no mercado de trabalho. Essas ações se direcionam na conquista da autonomia intelectual e moral do estudante e estão devidamente sendo garantidas por meio de projetos, metodologias, estimulando o desenvolvimento psicomotor dos jovens, as habilidades físico-motoras e as diferentes capacidades.

Portanto é necessário favorecer a socialização e a participação de eventos/projetos proporcionados pela escola na qual há domínio de conhecimentos básicos e pensamento crítico, possibilitando o diálogo e a comunicação que são os elementos fundamentais para um currículo bem elaborado.