O jovem

No meu entendimento acredito que não deve haver jogo de culpados na escola, pois se ficarmos focados em procurar o culpado não chegaremos a lugar algum.

   Cada fase da vida permitirá construções identitárias diferenciadas, na adolescência por exemplo o indivíduo teria um tempo em que pudesse estudar e viver outras questões antes de ter tantas responsabilidades como na vida adulta. É claro que essa fase não é concedida a todos os jovens principalmente alguns de classes mais baixas, que é o caso da maioria dos jovens da nossa escola, que se veem obrigados a trabalhar cada vez mais cedo para ajudar nas finanças da família e alguns para poder manter suas próprias regalias.

   Quando questionados sobre o que é ser jovem nos dias de hoje e para que a escola serve para eles, as respostas são diversas, mas num contexto geral a maioria acha que ser jovem é muito difícil porque muitas vezes para poder serem aceitos ou fazer parte de alguns "grupos" eles tem que fazer escolhas e tomar decisões nem sempre acertadas como por exemplo injerir bebidas alcoólicas e outros entorpecentes, já que o uso se tornou uma prática entre a maioria dos jovens. Quanto a escola alguns alegam que frequentam por determinação dos pais ou responsáveis e outros veem, como uma possibilidade de adquirir conhecimento que possam favorecê-los no futuro.

   Com relação as conversas na internet, a maioria afirma que é mais fácil se relacionar com as pessoas porque podem escrever o que querem a respeito dos outros e até de si mesmos, e que muitas vezes escrevem aquilo que não teriam corajem de dizer pessoalmente.