O HOMEM VITRUVIANO E A MATEMÁTICA

COLÉGIO ESTADUAL JARDIM CONSOLATA, CASCAVEL/ PR por Luiz Carlos Frederick

AÇÃO E REFLEXÃO: O HOMEM VITRUVIANO E A MATEMÁTICA

     A obra de Leonardo da Vinci datada de 1.490 foi inspirada nos escritos de Marcos Vitrúvio, arquiteto romano que viveu no século I a. C. Ele considerava o corpo humano a mais perfeita fonte de simetrias - um exemplo a ser seguido na arquitetura.

    Para os mísitcos e alguns matemáticos antigos, o círculo representava o cosmos e o Divino, enquanto o quadrado aludia ao mundano. Ao demonstrar que o homem se encaixa perfeitamente nas duas figuras, Da Vinci vinculou-o à ordem cósmica, queria transmitir a ideia de que o corpo é em si um pequeno universo.

     Para encaixar o homem nas duas figuras geométricas, Da Vinci riscou-as com centros diferentes, o do círculo corresponde ao umbigo, já o do quadrado está um pouco mais abaixo, na raíz do pênis. é por isso que os vértices do quadrado extrapolam a circunferência.

     Além da perfeição estética esta obra de arte de leonardo da Vinci sintetiza exemplarmente todo o ideário renascentista, humanista e clássico daquela época. Assim, é importante destacar que o contexto em que emerge esta importante obra de arte nos remete ao renascimento, em que se reetomou a valorização do ser humanos nos seus mais diferentes aspectos culturais, filosóficos, artísticos, políticos, resgatrando o pepel do ser humano numa sociedade que passou a apresentar os valores humanísticos, superando uma visão e compreensão do ser humano subordinado ao teológico.

     Daí dizer que os conhecimentos construídos pelo ser humano são resultados da busca de autonomia, liberdade e afirmação do protagonismo de um sujeito que supera uma visão de mundo centralizada na força e no poder religioso. O antropocentrismo presente nesta obra é um referencial importante que nos faz refletir sobre o papel do ser humano na construção do conhecimento; e podemos articular esta compreensão fazendo interagir ações e práticas pedagógicas que resgatem o sujeito como um ser ativo integrado e que necessita de ser compreendido amplamente.