O FAZER ESCOLAR E OS TIPOS DE PENSAMENTO MATEMÁTICO

Este texto expressa o resultado da análise e reflexão dos diferentes tipos de pensamento matemático presentes nas atividades desenvolvidas em sala de aula pelos professores cursistas integrantes do Pacto Nacional Pelo Fortalecimento do Ensino Médio da Escola Estadual de Ensino Médio Anna Luísa Ferrão Teixeira, de Passo Fundo/RS. Com base na atividade de Reflexão e Ação, sugerida na página 14, do Caderno V, da área de Matemática, os professores elencaram algumas atividades desenvolvidas durante uma semana em sala de aula por diferentes componentes curriculares e identificaram os diferentes tipos de pensamento matemático envolvidos em cada uma delas. O trabalho realizado apontou a predominância da visão geométrico-espacial no fazer escolar dos componentes curriculares não vinculados à área da matemática. Com base nesse resultado, infere-se a necessidade de maior integração entre as diferentes áreas do conhecimento e, especialmente, com a área de Matemática, para um trabalho mais efetivo com os demais tipos de pensamento matemático, tendo em vista a efetivação da formação humana integral dos estudantes, o que pode ser feito por meio da elaboração de projetos.

Palavras-chave: Pensamento Matemático. Fazer Escolar. Formação Humana Integral.