O ensino da matemática

Orientadora: Simone Mirian Rizental

Grupo: Paula Santetti, Marcio Santetti, Silvano Matucheski, Marisa Cherini, Vander Silveira

EM GRUPOS, ATIVIDADE DISSERTATIVA: ELABORAR UM PLANEJAMENTO COM O CONTEÚDO A SEGUIR SEGUINDO OS PASSOS DA PEDAGOGIA HISTÓRICO CRÍTICA.
TEMÁTICA: Trabalho, cultura, ciência e tecnologia na área de Matemática.
ATIVIDADE DO CADERNO: Breves considerações históricas (CADERNO 5 SISMÉDIO, pág. 24 à 27).

PLANEJAMENTO EM GRUPO
PASSOS DA PEDAGOGIA HISTÓRICO CRÍTICA ATIVIDADES/METODOLOGIA
1º PASSO: PRÁTICA SOCIAL INICIAL
A prática social inicial é o momento em que o professor verifica o conhecimento empírico dos alunos, ou seja: o mesmo analisa o que os alunos já conhecem frente ao assunto apresentado. Levantamento do conhecimento sobre compra e venda à vista e a prazo (compras parceladas).
Cálculo de financiamentos e amortização de juros.
Ensino de juros simples e compostos na matemática.
2º PASSO: PROBLEMATIZAÇÃO
Consiste na explicação dos principais problemaspostos pela prática social, relacionados ao conteúdo que será tratado. Perguntas aos alunos sobre qual a melhor opção de compra de um determinado produto em relação a compra à vista ou parcelada. Se há ou não incidência de juros, caso a opção seja por parcelamento.
3º PASSO: INSTRUMENTALIZAÇÃO
Essa se expressa no trabalho do professor e dos educandos para a aprendizagem. Explicação das fórmulas de juros simples e compostos que demonstram a diferença de valores em relação a cada opção de compra e venda, tomando como exemplo os relatos dos alunos da prática social. Uso da Tabela Price ou calculadoras financeiras e Planilhas Excell.
4º PASSO: CATARSE
É a expressão elaborada de uma nova forma para entender a teoria e a prática social. Compreender que o dinheiro tem valor ao longo do tempo.
Avaliar se o tempo que precisa de um determinado produto pode ser esperado para comprar a vista ou comprar parcelado e ter o produto à disposição.
5º PASSO PRÁTICA SOCIAL FINAL
É o novo nível de desenvolvimento atual do educando, consiste em assumir uma nova proposta de ação a partir do que foi aprendido. Com os passos anteriores, o aluno consegue fazer compras de forma mais consciente, verificando qual a melhor opção de compra (À vista ou A Prazo), desenvolvendo a prática do planejamento.

REFERÊNCIA:
GASPARIN, J. L. Uma Didática para a Pedagogia Histórico-Crítica. 3. ed. Campinas: Autores Associados, 2005.