O currículo do Ensino Médio, seus sujeitos e o desafio da formação humana integral

COLÉGIO ESTADUAL CARLOS ZEWE COIMBRA – ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO
Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio

Resultado das discussões relativas ao Caderno 3 do Pacto.

Participantes:
Angela Maria Both Eyng – professora orientadora
Ademir Geremia
Alexandre Alievi Moreira
Anderson Ledesma de Jesus
Angela Cristina de Lima
Carine Goerck Wlodkowski
Cleide Viviane Schons Villa
Cleverson Roberto Venson
Fabiane Sanguine
Karolina Rosa Busnello
Lucia Castione

O currículo é a forma de mediar a constituição dos indivíduos e a produção da cultura universal humana, num processo educativo intencional, direcionado e planejado, pelo qual o indivíduo é instigado a se apropriar das formas mais desenvolvidas do saber objetivo elaborado historicamente pelo homem. Tendo em vista que a dinâmica da escola se constrói a cada dia e que situações antes não vistas passam a fazer parte do cotidiano, é extremamente importante dar vida e dimensão ao Currículo, sem esquecer das bases educacionais " o conhecimento" que se amplia a cada dia, mas não diminui sua importância. Não perder o foco diante de tantas inovações e teorias é de suma importância.
          O currículo não é algo pronto e acabado. Ele deve estar em constante mudança, adequado ao grau de escolarização do educando. Trata-se de uma construção contínua e eficaz para promover o conhecimento. O currículo tem a ver com os esforços desdobrados na escola, visando a organizar e a tornar efeito o processo educativo, tendo por base o projeto da sociedade e de formação humana que a ele se articula. O currículo se expressa por meio de uma proposta pela qual se explicitam as intenções de formação, e se concretiza por meio de práticas escolares realizadas com o objetivo de dar materialidade a essa proposta. A educação é a forma cultural de transmitir às novas gerações os conceitos elaborados ao longo da história e nas relações dos homens.
          Devemos lembrar que é importante que a escola tenha autonomia para elaborar o currículo a partir da experiência da comunidade escolar: professores, equipe pedagógica e alunos. Porém, o que geralmente ocorre na escola pública, é ter que se enquadrar a um currículo imposto pela secretaria de educação sobre o que deve ser ensinado, resultando uma prática pedagógica pobre e sem um referencial para a efetiva aprendizagem dos alunos, pois não leva em conta as experiências trazidas pelo professor, pelo aluno, ou as características da comunidade como um todo, prejudicando a criação de uma identidade escolar, o sentimento de pertencimento dos alunos e o conhecimento crítico necessário para o pleno exercício da vida cidadã.
Sendo assim, é necessário que a escola tenha autonomia para desenvolver seu próprio projeto pedagógico, com a possibilidade de organizar o currículo a partir de conteúdos mínimos estabelecidos pela lei, sem necessidade de regulamentação por nenhum Conselho de Educação. Segundo Kuenzer, a proposta curricular deverá identificar as disciplinas básicas com seus conteúdos fundamentais que possibilitem a atuação nos diversos campos da vida social e produtiva (PILETTI, Nelson. Estrutura e Funcionamento do Ensino Médio. São Paulo:Ática, 2003).
Só assim a escola terá a relevância que os alunos buscam. Currículo dinâmico quer dizer que aquilo que se ensina também deve se adaptar e modificar. Os nossos alunos não são os mesmos de 20 anos atrás. O currículo também não pode ser o mesmo.