O BLOG COMO ESTRATÉGIA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM UMA TERCEIRA SÉRIE DO ENSINO MÉDIO

O BLOG COMO ESTRATÉGIA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM UMA TERCEIRA SÉRIE DO ENSINO MÉDIO

RESUMO
As tecnologias, com destaque à internet, atualmente se fazem presentes em todos os contextos, estas, oferecem incontáveis possibilidades de comunicação, interação e busca de informações. No contexto educacional, astecnologiastrazem inúmeras contribuições para a aprendizagem, além de ocasionar mudanças profundas nas abordagens tradicionais de ensino.Dentre tantas possibilidades que estão à disposição na internet, os blogs destacam-se por oportunizar uma inter-relação entre quem transmite a informação e quem as lê. Assim, é importante que professores adotem estratégias que acarretem melhorias no processopedagógico. Nesta perspectiva, o presente artigo traz os resultados da pesquisa realizada com 15 alunos da Escola Estadual Vila Nova, localizada em um bairro do município de Prudentópolis, estado do Paraná. A pesquisa buscou responder aos questionamentos sobre a aceitabilidade dos alunos em relação à utilização do blog como ferramenta pedagógica junto à matéria de sociologia, bem como desvelar quais são as informações, concepções ou dúvidasque possuem e a familiaridadeem relação a este instrumento. E ainda, em que medida as ferramentas tecnológicas estão sendo usadas por estes estudantes e com que finalidades os mesmos as utilizam? Para coleta e análise dos dados utilizou-se da combinação das abordagens quantitativa e qualitativa, e como ferramenta foi empregada um questionário estruturado. Como resultados  percebeu-se que os alunos apesar de saberem o que é um blog, não costumam utilizar esta ferramenta no seu dia-a-dia, possuem dúvidas quanto ao seu funcionamento e utilização de seus recursos. Os alunos mostraram-se receptivos a ideia de utilizar o blog em conjunto com a matéria, isso indica que há abertura e curiosidade em relação a esta mídia.

Palavras-Chave: Blog. Blog na educação. Edublogs. Mídias na educação.

1 INTRODUÇÃO

É inegável que as tecnologias invadiram o espaço social de tal forma, que hoje torna-se difícil pensar um contexto em que as TIC’ s (Tecnologias de Informação e Comunicação) não estejam inseridas.
As ferramentas virtuais contribuíram para a sociabilidade, constituindo-se de um canal importante para troca de informações entre familiares e amigos, no contexto do trabalho colaborativo, contribuindo para o contato entre colegas e equipes, e também na área acadêmica e cientifica, já que facilita o contato com pessoas reconhecidas em sua área de ação.
O sistema educacional é um exemplo de contexto em que as ferramentas tecnológicas estão tornando-se mais presentes, e sem dúvidas indispensáveis. No contexto educacional, a influência das mídias e das novas tecnologias tem operado mudanças, até mesmo no que se entende por educação gerando muitas discussões. Nesta perspectiva, e fazendo coro a estas discussões, como profissional da educação, torna-se importante obter dados concretos da realidade onde se atua, em relação ás mudanças e contribuições que a tecnologia está trazendo (ou não) para estes ambientes. Desta maneira, optou-se por investigar o uso do blog como uma ferramenta pedagógica, pois esta ferramenta se destaca por permitir a inter-relação entre quem transmite as informações e quem as recebe. A obtenção destes dados além de contribuírem para a construção de conhecimentos na área e ampliar este campo de estudo, também podem trazer reflexões sobre o delineamento de novas maneiras de aproveitar as ferramentas que estão disponíveis.
Como objetivos buscou-se conjeturar sobre a aceitabilidade dos alunos do blog como uma nova ferramenta pedagógica junto à matéria de Sociologia. Ainda, buscou-se desvelar quais são os conhecimentos, concepções ou dúvidas que os alunos possuem em relação a esta ferramenta, bem como a familiaridade em relação ao instrumento.
Assim, a presente pesquisa busca investigar em que medida as ferramentas tecnológicas estão sendo usadas por estes estudantes e com que finalidades os mesmos as utilizam? Qual o nível de conhecimento que os mesmos possuem em relação ao computador, internet e suas ferramentas? E se estas ferramentas tecnológicas (principalmente o blog) estão sendo utilizadas na área educacional, e quais as possíveis contribuições, na opinião dos alunos, que ferramentas como o blog podem trazer para o desenvolvimento acadêmico? E finalmente se há abertura para o uso do blog em conjunto com a matéria de Sociologia?
Desta forma, e procurando responder as indagações acima, optou-se por utilizar-se da combinação da metodologia quantitativa e qualitativa, e como ferramenta, a aplicação de um questionário estruturado. Este questionário foi aplicado em 15 alunos, matriculados em uma terceira série do Ensino Médio doColégio Estadual Vila Novalocalizado em um bairro do município de Prudentópolis, interior do Paraná.
Como fundamentação teórica, e embasamento para as discussões dos resultados utilizar-se-á principalmente das pesquisas de Boehme (2009) que estuda sobre a utilização dos recursos tecnológicos no processo de alfabetização;Pontes e Filho (2011), cuja pesquisa envolve o uso do blog como ferramenta no processo de ensino-aprendizagem; Rodrigues (2009) que debate sobre o uso de computador em escolas e a organização do trabalho pedagógico, e também Souza e Hammes, cuja pesquisa envolve as mídias na educação e a utilização do blog na disciplina de educação física.
Em um primeiro momento apresentar-se-á uma revisão teórica em relação ao tema, com as pesquisas já realizadas na área, a fim de proporcionar um embasamento científico para a posterior apresentação e discussão dos dados. Posteriormenteserá apresentada a metodologia empregada de forma detalhada, com a contextualização da pesquisa e materiais utilizados.  E finalmente os resultados da pesquisa, as devidas discussões e reflexões e a síntese dos resultados obtidos.

2 EMBASAMENTO TEÓRICO

Entende-se que a utilização dos aparatos tecnológicos, tende a trazer grandes contribuições para o processo de aprendizagem e desenvolvimento acadêmico dos estudantes, tanto pelo leque de possibilidades que oferece quanto pelo seu poder atrativo.
Fróes (1998) coloca que frente às ferramentas tecnológicas que estão à disposição, tanto a criança como o adulto tateiam em busca de novos conhecimentos. Para o autor o tatear leva a caminhos diferentes dos previstos, digitar, por exemplo, traz outra dimensão de trabalho com a máquina, não se pode prender ao resultado planejado, pois o que aparece na tela muitas vezes obriga a repensar o previamente decidido, e reformular, reconstruir o que foi realizado, deste modo o usuário impõe a si mesmo uma contínua reconstrução. 
Concorda-se com Souza e Hammes (2011, p.1) que destacam que “tornou-se imprescindível que a atividade de ensino-aprendizagem tenha a mídia como aliada, pois as crianças e os adolescentes de hoje nasceram em contextos midiatizados com grandes avanços tecnológicos”.
Barros e Henriques (2011) colocam que nas escolas a utilização das Tecnologias de Informação e de Comunicação (TIC’s) dão origens a novos desafios pedagógicos e força a redefinição dos papéis dos envolvidos no processo de ensino-aprendizagem. Estas ferramentas podem ser vistas como reforços aos métodos tradicionais de ensino ou como forma de renovar as oportunidades de aprendizagem. As literaturas que abordam este assunto vêm a destacar a importância do debate e da visão da integração de novas tecnologias na educação, como oportunidade para potencializar as novas possibilidades de êxito no processo de ensino aprendizagem.
Quanto às citadas formas tradicionais de ensino, Silva (2011, p.3) coloca que o professor, acostumado com a transmissão e reprodução de conhecimento, características do modelo tradicional de ensino, precisará desenvolver uma “[...] inclusão digital que o motive a operar com as tecnologias digitais de informação e comunicação para formar e educar com a cultura digital, com a cibercultura”.
Como afirma Almeida (1998), quanto à inserção das tecnologias na educação, observa-se grande preocupação em relação à aquisição de equipamentos e uma proliferação de programas e softwares voltados para educação. Entretanto somente a aquisição material, não garante que estes equipamentos sejam utilizados de forma eficaz. Por outro lado, a preparação do professor para lidar com estas ferramentas não tem tido muita ênfase, dando assim a ideia de que os computadores e softwares por si só darão conta de todos os problemas educativos. Dentro perspectiva inovadora do uso do computador na escola, não cabe ao professor o papel de repassar informações, mas o papel de mediador na interação professor-aluno-computador.
Quando se pensa em “computador” não há como não pensar automaticamente na internet. É através da internet e do computador que pode-se acessar aos mais variados aplicativos, alguns voltados à comunicação e interação, como os de mensagem instantânea, outros que permitem ouvir músicas, baixar vídeos, documentos. A internet oferece meios de formar e participar de inúmeras redes sociais, enviar correspondência, escrever textos e se expressar, realizar compras, estudar a distancia, e mais uma infinidade de ferramentas. Como afirma Tezani (2011, p.103) “a internet, devido a gama de possibilidades para seu uso, está cada vez mais criativa e interativa. Isso possibilita que o trabalho docente faça uso de blogs, sites informativos e interativos, chats, salas de aula virtuais, realidade aumentada”
Dentre as ferramentas de internet destaca-se o Blog, que facilita a publicação de informações. Originalmente, os blogs eram utilizados como diários eletrônicos, por meio dos quais seus usuários contavam suas rotinas e seus sentimentos. Atualmente, há milhares de blogs temáticos: de grupos musicais de jornalistas, de programas televisivos e também pedagógicos.
Segundo Pontes e Filho (2011), a evolução da internet possibilitou aos internautas serem autores e produtores de suas informações. E os weblogs, popularmente conhecidos como blogs, são um dos maiores exemplos desta evolução. A palavra weblog é composta por Web cujo significado é: página na internet, e log que significa diário de bordo. Souza e Hammes (2011) descrevem oblog como um espaço na internet, destinado a receber opiniões e comentários, as chamadas postagens dos que queiram debater um  determinado assunto. Os blogs se baseiam em conceitos como a diversidade e o controle descentralizado. Ainda segundo os autores consiste em um espaço multimídia virtual que: “[...] possibilita novas formas de experiências comunicativas aos seus usuários, que utilizam como ferramenta para comunicar e refletir assuntos em comum e temática de interesse particular, através das postagens ou comentários” (SOUZA; HAMMES, 2011, p.3).
Para Sá (2011, p.480) blog é“[...] uma ferramenta digital disponível na internet que permite a publicação cronológica de conteúdos, como se fossem páginas de um jornal. Essa ferramenta permite que o administrador do Blog poste: figuras, fotografias, links, vídeos etc”.
Pontes e Filho (2011) referem que o fato do blog permitir que o internauta comente as postagens, possibilita o diálogo deste com o autor e do autor com o leitor. Os comentários refletem a concordância ou discordância do leitor em relação ao que foi postado, dando margem à discussões, acréscimos de conteúdos, entre outras possibilidades, Este recurso permite que os usuários interajam, fato que diferencia o ato de navegar do ato de blogar, já que o primeiro limita a leitura do internauta aos resultados que se lhe apresentam.
Pontes e Filho (2011) destacam que os primeiros aplicativos e serviços de weblog, surgiram em 1999. Estes sistemas muitas vezes gratuitos ou de baixo custo, contribuíram para a disseminação da prática do weblog, e permitiram que qualquer pessoa pudesse ser autor de um blog ou blogueiro, como se popularizou.
Como supracitado, os blogs também podem consistir em ferramenta pedagógica, e podem ser utilizados em todos os níveis de ensino. Sobre esta temática Souza e Hammes (2011) colocam que pode ser uma boa iniciativa para atrair os alunos aos objetivos das aulas e da escola, o que pode contribuir para o processo de ensino-aprendizagem, aproximar escolas e fortalecer a relação entre escola e universidade.
Diante do grande interesse que desperta, e da aceitação que estas ferramentas tem entre os jovens, muitos educadores agem de modo a explorar o potencial pedagógico desta mídia em favor de suas práticas, muitas escolas por exemplo, hoje possuem seu próprio blog (SOUZA; HAMMES, 2011). Desta forma, unindo o útil ao agradável, tem-se optado por ferramentas que ofereçam formas dinâmicas, modernas e atrativas de aprender, que se diferenciam das práticas do ensino tradicional.

2 METODOLOGIA

Contextualização

A presente pesquisa foi realizada no Colégio Estadual Vila Nova, localizado em um bairro da área urbana do município de Prudentópolis, estado do Paraná. Com distância de dois quilômetros do centro da cidade, o Colégio representa uma grande conquista para os moradores dos arredores, pois anteriormente à sua implantação, havia a necessidade dos estudantes se dirigirem ao centro da cidade para prosseguir os estudos de 5ª à 8ª série, bem como o Ensino Médio, o qual foi implantado recentemente nesta escola. 
O Colégio pertence ao Núcleo Regional de Educação de Irati, e é mantida pelo Governo do Estado do Paraná, sua construção foi autorizada em dezembro de 1994, e sua criação deu-se em fevereiro de 1995.
A escola originou-se da necessidade de garantir o acesso ao ensino fundamental aos alunos daquele bairro e de três bairros vizinhos e arredores evitando o deslocamento dos mesmos a escolas no centro, e também ofereceraos alunos através do acesso à escolaridade, a oportunidade de melhorar a perspectiva de vida e de cidadania.
A cidade de Prudentópolis, onde localiza-se o supracitado colégio, pertence á região centro-sul do Paraná. A cidade localiza-se ao lado da BR 373, entre os municípios de Guarapuava e Ponta Grossa, é a segunda maior cidade da região centro sul e centro oeste do Paraná. Fica a aproximadamente 203 Km da capital Curitiba, possui cerca de 49.000 mil habitantes, e uma extensão de 2.308 km².
A partir do ano de 1896 até 1920, muitas famílias ucranianas imigraram para a região de Prudentópolis, onde se assentaram em diversos núcleos, e passaram a dedicar-se a agricultura, pecuária e indústria. Hoje o município é conhecido como o mais ucraniano do Brasil, sendo que 80% de sua população são descendentes dos imigrantes ucranianos. O município destaca-se pela produção agrícola, principalmente produção de feijão, e pelas suas belezas naturais.

Instrumentos e procedimentos
 

Como afirma Minayo e Sanches (1993)o conhecimento científico, é uma busca de articular a teoria à experiência de realidade, e o método atua como fio condutor para se formar esta articulação. Assim, de modo a atender aos objetivos desta pesquisa: desvelar como as ferramentas tecnológicas estão sendo usadas por estes estudantes e com que finalidades os mesmos as utilizam; perceber qual o nível de conhecimento que os mesmos possuem em relação ao computador, internet e suas ferramentas; investigar como estas ferramentas tecnológicas (principalmente o blog) estão sendo utilizadas na área educacional, e quais as possíveis contribuições, na opinião dos alunos, que ferramentas como o blog podem trazer para o desenvolvimento acadêmico; averiguar a abertura para o uso do blog em conjunto com a matéria de Sociologia; optou-se por utilizar-se de uma combinação das abordagens: qualitativa e quantitativa.
A pesquisa quantitativa trabalha com níveis de realidade e busca revelar dados indicadores e tendências, e a pesquisa qualitativa trabalha com “[...] valores, crenças, representações, hábitos, atitudes e opiniões”, e se debruça a “[...] aprofundar a complexidade de fenômenos, fatos e processos particularese específicos de grupos mais ou menosdelimitados em extensão e capazes de seremabrangidos intensamente” (Minayo e Sanches, 1993, p.247).
Neves (1996, p.1)afirma que “nas pesquisas qualitativas, é frequente que o pesquisador procure entender os fenômenos segundo a perspectiva dos participantes da situação estudada e, a partir, daí situe sua interpretação dos fenômenos estudados”.
A amostra estudada constituiu-se de15 alunos de uma turma regular do terceiro ano do referido colégio.Como ferramenta utilizou-se um questionário estruturado, composto de algumas questões de múltipla escolha e algumas questões abertas. A aplicação deu-se em ambiente escolar.

3 RESULTADOS E DISCUSSÃO

A pesquisa, contou com 15 participantes, destes 60% são do sexo masculino e 40% do sexo feminino. Quanto à idade 73,33% dos participantes possuem 17 anos, 13,33% tem 16 anos, e 13,33% não informou a idade.
Os resultados da pesquisa indicaram que todos os entrevistados possuem acesso fácil à internet. Com relação à frequência do uso do computador, o gráfico abaixa ilustra os resultados obtidos:

Figura 01: Representação Gráfica da frequência de utilização do computador

Percebe-se que somente pouco mais da metade dos alunos entrevistados utilizam o computador diariamente, ou outros contam com um acesso mais espaçado, cerca de 26,6% o utilizam somente uma vez por semana, e 20% utilizam raramente. Esses dados refletem que muitas vezes os equipamentos que podem estar disponíveis nas escolas não são de fato aproveitados, assim como coloca Rodrigues (2009) as escolas públicas possuem salas de Informática para uso pedagógico, mas estas nem sempre são utilizadas para este fim, principalmente por falta de formação das pessoas que lidam de forma direta com o ensino-aprendizagem.
Quanto à utilidade do computador no dia-a-dia dos alunos, os resultados apontaram (como ilustra o gráfico) que cerca de 26,66% utilizam o computador para usos domésticos, 20% para usos profissionais, 20% para usos estudantis e 33,33% para outros usos.

Figura 02: Representação Gráfica quanto à utilidade do computador no dia-a-dia.

Desta maneira, através dos resultados, percebe-se que é nas questões educacionais que o computador é menos utilizado pelos alunos. Assim, concorda-se com Boehme (2009), que pontua a necessidade de utilizar-se da informática como um instrumento pedagógico, como uma ferramenta de trabalho que vá contribuir e melhorar o processo de educação. Nesta perspectiva, professores e alunos necessitam “aprender a aprender”, a utilizar o computador não só como instrumento para acessar as informações, mas saber utilizar estas informações na conquista de uma melhor qualidade de vida para todos. Tendo isso em vista, o professor precisa romper com visões ultrapassadas e conscientizar-se de que o processo pedagógico deve considerar além da educação tradicional, (linguagem oral, escrita) também a linguagem digital.
Os alunos foram questionados em relação ao conhecimento de informática que julgam possuir, cerca de 46,66% afirmam possuir conhecimento básico, e 53,33% referem possuir conhecimento intermediário. Nenhum dos entrevistados afirmou possuir conhecimento avançado em informática.
Quanto aos locais em que os alunos entrevistados utilizam o computador (esta questão permitia mais de uma resposta) a casa foi o local apontado por 53,33% dos participantes, o trabalho foi apontado por 33,33%, 26,66% citaram a escola, a Lan House foi referida por 46,66%, e 13,33% dos alunos utilizam a internet na casa de amigos.
A maioria dos estudantes tem acesso ao computador em suas casas, esta consistiu no local mais citado pelos estudantes, seguida pela Lan House, a qual se destacou, com quase metade dos entrevistados citando-a.Entretanto vários alunos citaram mais de um lugar onde utiliza o computador, assim, alunos que utilizam o computador em casa, podem também utilizá-lo no  trabalho ou em algum outro local. O uso do computador na escola ficou em penúltimo lugar, com pouco mais de um quarto de alunos referindo-se á ele.

Figura 03: Representação Gráfica dos locais de utilização do computador.

No que se refere ao acesso à internet, questionou-se os alunos quanto à finalidade com que a acessa A maior parte deles, 60%, citou a busca por informações como uma das principais finalidades do uso da internet, em seguida vem a pesquisa, citada por 46,66% dos entrevistados. Ainda, 40% citaram usar a internet para fins de diversão, 26,66% para conhecer pessoas, 13,33% para outros usos.
Quanto aos locais na rede mais acessados, houve destaque para os sites de pesquisa 60%, sites específicos para download 26,66%, e-mails 40%, chats 20%, sites científicos 6,66%, blogs 6,66%, e outros locais 46,66%. Quando questionados diretamente, sobre já terem acessado blogs, 66,66% respondeu que já visitou um blog e 33,33% respondeu que nunca visitou um blog.
Chama à atenção o percentual de 33,33% de alunos que nunca visitaram um blog, frente a este resultado, vale refletir se todos alunos possuem conhecimento em relação a este serviço de internet, pois é importante aproximar o aluno destas ferramentas que estão à disposição e podem contribuir para o processo de aprendizagem. Pois, como coloca Pontes e Filho (2011,p.1479) instrumentos como “[...] Blog, Wiki e Twitter, propiciam que o usuário abandone a sua posição de receptor passivo, tornando-se também produtor de conteúdo, o que descentraliza a emissão e permite que mais vozes possam se manifestar na internet”. Souza e Hammes (2011, p. 04) afirmam que “a interação proporcionada pelo blog possibilita ao aluno se tornar sujeito ativo na construção do conhecimento, partilhando saberes através dos recursos de interface oferecidos”.

Figura 04: Representação Gráfica dos locais de rede acessados pelos entrevistados.

Dentre os alunos que já visitaram blogs, 26,66% acessam blogs pessoais e 26,66% acessam blogs com publicações de fotos. Outros 13,33% visitam blogs de jornalismo, e 33,33% visitam outros tipos de blogs. Nenhum dos entrevistados visita blogs literários, de poemas ou culturais.
O grande número de blogs de categorias e temáticas diversas proporciona ao internauta uma infinidade de opções de acesso. Mesmo no que concerne ao uso pedagógico, pode-se explorar esta ferramenta de variadas formas. Silva e Albuquerque (2009),por exemplo, citam cinco categorias de blogs educacionais:
• Blog do professor: Neste os professores fazem postagens relacionadas aos conteúdos das aulas, sejam orientações, vídeos, textos, sugestões de leitura, dentre outros;
• Blog do aluno: Reúne as produções dos alunos, que são utilizadas pelos professores como instrumentos de avaliação;
• Blog de instituições educativas: divulga o trabalho que a instituição desenvolve, e é utilizado para se autopromover;
• Blogs de projetos educativos: utilizados para produzir e divulgar conhecimentos sobre determinadas temáticas;
• Blogs de grupos de pesquisa: reúne pessoas de diferentescomunidades cientificas para interlocução e articulação de suas pesquisas, também para divulgação e análise de resultados.

Foi questionado aos alunos se eles possuem um blog pessoal 20% responderam que sim, 73,33% responderam que não, e 6,66% não responderam a esta questão. Somente 13,33% dos alunos sabem utilizar todos os recursos disponibilizados pelos provedores de blog, o restante 86,66% não sabe. Percebe-se aqui, que são poucos os alunos que possuem alguma proximidade com esta ferramenta, fato também observados em alguns professores (PONTES; FILHO, 2011) que muitas vezes não tem coragem de explorar este instrumento, por não estarem familiarizados com seu uso, ou pela crença de que criar um blog é uma tarefa difícil da qual não dará conta, e principalmente a falta de preparo técnico para utilizar esta ferramenta.
Os alunos foram questionados, de forma aberta, acerca de sua opinião em relação à criação de um blog que pudesse ser utilizado em conjunto com a disciplina de sociologia. A maior parte das respostas indicou aceitação por parte dos alunos em relação a esta hipótese. Para um dos alunos “seria uma ótima ideia porque o aluno postaria uma pergunta e outros comentariam para compartilhar assuntos sobre estudos (sic)”.  Outros acreditam que seria “muito bom, pois ajudaria em muito as dúvidas que nem sempre podemos tirar com o professor (sic)”
Outras respostas mencionaram que o blog ajudaria nos estudos; que é uma ferramenta de interação, mas que também pode ser usada na pesquisa de conteúdos; e que se for para trazer mais informação sobre determinado assunto, umblog deveria ser criado. Também, houve alunos que se mostraram contrários a esta hipótese, afirmando que não acham boa a sugestão.
Os alunos foram questionados quanto a sua opinião em relação ao blog como um espaço de aprendizagem, e de que forma eles acreditam que isso seja possível. A maior parte dos entrevistados respondeu que acredita que o blog possa ser utilizado como espaço de aprendizagem, “porque dependendo do blog visitado e de suas postagens pode-se aprender muito, através da leitura de texto, vídeos educativos, imagens, músicas, entre outros (sic)”, segundo outro aluno “pois pesquisamos algo no Google e ele disponibiliza blogs (sic) ou ainda segundo o entrevistado “o blog pode ser núcleo de informação onde temos assuntos que não vemos na TV ou no Rádio (sic)”. Outros alunos se mostraram menos entusiasmados, trazendo respostas como “depende do jeito que for utilizado (sic)” e “mas precisa ser um blog educativo, próprio para os estudos (sic)”.
Diante das respostas, pode-se perceber que a maioria dos alunos apreciaria a utilização desta ferramenta como uma nova forma de abordar os conteúdos, entretanto comopôde-se notar anteriormente, apesar de existir a curiosidade e a vontade de conhecer e explorar este instrumento, há também o desconhecimento em relação ao blog. Poucos são os alunos que de fato conhecem e acessam esta ferramenta, consistindo na minoria estudada.
Alguns autores enfatizam que “utilizar possibilidades advindas da internet, especialmente o blog, é uma oportunidade para o professor expandir suas ações metodológicas incorporando novas formas ao processo ensino aprendizagem” (SOUZA, HAMMES, 2011, p.05).
Apesar dos blogs não terem sido criados exclusivamente paraa prática pedagógica, enquanto ferramentas estes podem ser utilizados de modo a ampliar o desenvolvimento das aulas. Os edublogs, nome dado aos blogs com fins educativos, estão crescentemente sendo utilizados por professores e alunos (SOUZA, HAMMES, 2011).
Mas, como enfatizam Souza e Hammes (2011), o sucesso desta ferramenta na educação depende boa parte do professor que precisa estar qualificado e interessado no desenvolvimento tecnológico e em motivar seus alunos. Sá (2011) coloca que utilizar o blog como ferramenta para complementar as atividades que são desenvolvidas em sala de aula, consiste em uma contribuição na medida em que os professores inserem informações e orientações que ajudem os alunos em seus estudos fora da sala de aula.

CONCLUSÂO

É inegável a contribuição que as novas tecnologias podem trazer para o âmbito educacional. Não só por possibilitar novas ferramentas que contribuam para a mudança na metodologia de ensino tradicional, mas também por possibilitar maior interação entre aluno-professor-escola e demais ambientes, o que contribui para troca de experiências e formação de cidadãos que sejam ativos na busca de informação e conhecimento. 
Dentre as ferramentas à disposição, os blogs destacam-se por oportunizar esta inter-relação entre quem transmite a informação e quem a lê. Por meio desta pesquisa, pôde-se concluir que a maioria dos alunos não possui conhecimento profundo em relação aos blogs. Apesar da maioria dos entrevistados possuírem acesso fácil à internet, e visitar diversos locais na rede, são poucos os que visitam um blog.
  Embora, a maior parte dos alunos saiba o que é e já tenha tido contato com um blog, há dúvidas quanto ao funcionamento desta ferramenta, e a utilização de seus recursos.Tanto, que somente uma pequena parcela de alunos possui um blog pessoal.
Os alunos mostraram-se receptivos a ideia de utilizar o blog em conjunto com a matéria, isso indica que há abertura e curiosidade em relação a esta mídia. O blog pode ser utilizado pelo professor como complementação dos conteúdos que são trabalhados em aula, ou ainda como meio de indicar livros, publicações ou sites que se relacionem aos temas abordados, além de possibilitar que os alunos reflitam ou tirem suas dúvidas através de postagens nos comentários.
Essas são somente algumas das possibilidades da utilização do blog na educação, é amplo o leque de opções disponíveis e são maiores ainda as alternativas que podem ser criadas, levando em conta às demandas de cada escola, turma ou aluno em particular. Cabe então aos professores, a tarefa de incorporar esta ferramenta ao processo de ensino-aprendizagem, de modo que venham a trazer mais dinamismo às aulas, tronando-as mais prazerosas e interativas,possibilitando a leitura critica e a discussão por parte do aluno, contribuindo para a formação de indivíduos ativos na construção do próprio conhecimento.

REFERÊNCIAS

ALMEIDA, M.E.B. Da atuação à formação de professores. In: Ministério da Educação e do Desporto, SEED/ Secretaria de Educação á distância. Salto para o Futuro: TV e Informática na Educação. Brasília: 1998, p.112.

BARROS, D.M.V et al (org). Educação e tecnologias: reflexão, inovação e práticas.Lisboa: [s.n.], 2011. – 517p.

BOEHME, Maria Sueli Pamplona. O uso dos recursos tecnológicos disponibilizados pelo computador no processo de alfabetização. Rio do Sul: 2009. Disponível em:<http://nead.riogrande.ifrs.edu.br/midias/Ciclo%20Avancado%20-%20(2009-2010)/POLO%20FLORIAN%D3POLIS/MARIA%20SUELI%20PAMPLONA%20BOEHME.pdf> Acesso em: 13 out. 2014

FRÓES, Jorge.R.M. A relação homem-máquina e a questão da cognição.In: Ministério da Educação e do Desporto, SEED/ Secretaria de Educação á distância. Salto para o Futuro: TV e Informática na Educação. Brasília: 1998. p.112.

MINAYO, Maria Cecília de S.; SANCHES, Odécio. Quantitativo-qualitativo: oposição ou complementaridade?. Cad. Saúde Pública,  Rio de Janeiro,  v. 9,  n. 3, Set.  1993.   Disponível em <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-311X1993000300002&lng=en&nrm=iso>. Acesso em:  19  jul, 2014.

NEVES, José Luis, Pesquisa Qualitativa – Características, Usos e Possibilidades,Caderno de pesquisa em administração, São Paulo, v.1, n.3, 1996.

PICONEZ, S. C. B; NAKASHIMA, R.H.R. Equipes de produção de materiais digitais de aprendizagem e os critérios de usabilidade técnica e pedagógica: um diálogo necessário. In:BARROS, D.M.V et al (org). Educação e tecnologias: reflexão, inovação e práticas. Lisboa: 2011.

PONTES. R.L.J; FILHO,J.A.C. O uso do blog como ferramenta de ensino-aprendizagem por professores participantes do Projeto Um Computador porAluno (UCA). Anais do XXII SBIE - XVII WIE. Aracaju, novembro de 2011.

RODRIGUES, Divania Luiza. IX Congresso Nacional de Educação – EDUCERE- III Encontro Sul Brasileiro de Psicopedagogia. O uso de computador em escolas de educação básica e a organização do trabalho pedagógico. Outubro de 2009 – PUCPR. Disponível em: <http://www.pucpr.br/eventos/educere/educere2009/anais/pdf/3508_2039.pdf> Acesso em: 21 set. 2014.

SÁ, Ricardo Antunes de. Ferramenta digital (blog) em curso de pedagogia na Universidade Federal do Paraná. . In:BARROS, D.M.V et al (org). Educação e tecnologias: reflexão, inovação e práticas. Lisboa: 2011.

SILVA, L.T; ALBUQUERQUE, M.Blogs pedagógicos: possibilidades de interação por meio da escrita coletiva de hipertextos cooperativos. Revista Latino americana de Tecnología Educativa - RELATEC, 2009, p.91-108.Disponível em: <http://campusvirtual.unex.es/cala/editio/> Acesso em: 31 out. 2014.

SILVA, Marco. Prefácio. In:BARROS, D.M.V et al (org). Educação e tecnologias: reflexão, inovação e práticas. Lisboa: 2011.

SOUZA, C.A; HAMMES, M.H. Mídias na educação: a importância do blog para a Educação Física escolar. EFDeportes.com, RevistaDigital. Buenos Aires, Ano 16, Nº 160, Setembro de 2011.

TEZANI, Thaís Cristina Rodrigues. Integração das tecnologias digitais ao currículo escolar: considerações para repensar a prática pedagógica. In:BARROS, D.M.V et al (org). Educação e tecnologias: reflexão, inovação e práticas. Lisboa: 2011.