Museu Interativo de Ciências é inaugurado em Barra Mansa

A prefeitura de Barra Mansa, por meio da secretaria municipal de Educação, em parceria com a UFRJ - Campus Macaé (Universidade Federal do Rio de Janeiro), inaugurou nesta terça-feira, o Museu Interativo de Ciências do Sul Fluminense, o MICInence. O museu irá possibilitar a divulgação científica, formação continuada de professores e o estudo geral de ciências para estudantes da rede pública e privada de ensino.

O MICInence está localizado nas dependências do Ciep 54, no bairro Vila Maria, e é dividido em dois ambientes: um laboratório multidisciplinar e um salão permanente, com visitas guiadas mediante agendamento. O salão traz exposições e experiências sobre física, energia, fisiologia animal, biologia marinha e outros assuntos. O laboratório é equipado com instrumentos e ferramentas para o estudo das ciências químicas, físicas e biológicas.

Para o professor Luciano Gustavo Oliveira, coordenador do museu e idealizador do projeto, o MICInense representa um sonho coletivo. “Essa inauguração é o primeiro fruto de uma semente que plantamos anos atrás. Já realizamos visitas para testar nossa metodologia e os resultados se mostraram sempre positivos. Nosso objetivo com este projeto é expandir e aprimorar, cada vez mais, a educação em Barra Mansa”, ambicionou.

Esteve presente também a professora da UFRJ Campus Macaé, Christine Ruta, que intermediou a parceria e se dispôs a acompanhar o projeto. “Este espaço tem nível universitário. É como um laboratório da própria UFRJ, com toda a metodologia científica de uma universidade”, explicou.

O prefeito de Barra Mansa, Jonas Marins, vibrou com a inauguração e acredita que o museu será um incentivo para os estudantes do município.  “Com tudo isso que vimos aqui, fiquei até com vontade de ser biólogo”, brincou. “É um orgulho inaugurar um projeto desses porque vemos a melhoria acontecer na educação municipal, e temos sempre que continuar buscando esse desenvolvimento”, ressaltou Jonas.

A secretária municipal de Educação, Lusia Melchíades, informou que os professores da rede municipal passarão por uma capacitação, visando a inclusão do museu no plano de ensino. “Tenho certeza que os professores de ciências estão em festa hoje. Vamos providenciar a capacitação da rede e incluir o Museu em nossa programação pedagógica”, concluiu Lusia.