Migração de estudantes pelo SISU mostra possibilidades e desigualdades

A partir dos dados do Sistema de Seleção Unificada (SISU) sobre a migração de estudantes, o site G1 fez uma matéria e um infográfico que mostram as oportunidades e contradições do sistema.

De 119 mil estudantes que farão ensino superior em instituições participantes do SISU, 13% o farão fora de seu estado de origem. A matéria aponta as oportunidades trazidas pela circulação, especialmente de jovens: “Somos uma nação, isso enriquece o Brasil culturalmente. É muito interessante que haja essa mobilidade no Brasil, o convívio de outras culturas, isso ajuda a construir identidade nacional, enriquece a experiência do estudante”, comenta o ministro da Educação, Aloizio Mercadante.

Ao mesmo tempo, os dados refletem um contexto marcado por desigualdades. Do estado de São Paulo saiu o maior número de estudantes, 4.839, que frequentarão universidades em 24 estados do país. Além disso, o número é limitado pelo total de vagas oferecidas, que está longe de atender a demanda, e pelas condições de apoio ao estudante que migra. Ao G1, o professor Tufi Machado Soares explica: “O ideal é que essa mobilidade não se dê apenas para cursar a faculdade, mas em questão de passar a residir, morar e trabalhar nas outras regiões, isso é muito importante. Acredito que isso não só o Sisu vai ser responsável. É preciso que haja outras ações”.

Veja a matéria completa e o infográfico no G1.