METÁFORA DA ÁRVORE - PROPOSTA DE AULA INTERDISCIPLINAR: BELO CORPORAL

COLEGIO ESTADUAL ANTONIO DE CASTRO ALVES
Capitão L. Marques – Pr
Coordenadora: Maria das Graças Pilger
Os professores do Ensino Médio do Colégio Estadual Antonio de Castro Alves abaixo descrito, coletivamente realizaram discussões sobre as ações e reflexões propostas no caderno IV Reflexão: metáfora da árvore, conforme segue.

Professores: Beatriz Batista Nunes, Bruna, Leticia Dalcanalle, Claudia Luiza Perin Turatto, Denise Casola Nascimento, Fiorinda Moreira Pessatto, Maria Glória Debona, Marina Tristone, Marines Kanieski, Neuza Terezinha Gnoatto, Nivaldo Fontanelli, Noely Maria Ost, Sandra Luiza Parolin, Sandra Maria N. Favretto, Solange Grosseli Neves Paini e Alessandra Eliza Noschang

REFLEXÃO: METÁFORA DA ÁRVORE

PROPOSTA DE AULA INTERDISCIPLINAR: BELO CORPORAL

         O Colégio Estadual Antônio de Castro Alves, possui como filosofia educacional uma proposta pedagógica centrada na concepção histórica-crítica, inserida numa prática social concreta, mediada entre o individual e o social, e inserida num contexto de relações sociais e num movimento dialético. Estaremos coletivamente traçamos um Plano Interdisciplinar baseado na ação e reflexão da metáfora da árvore, do caderno IV, um fazer Pedagógico utilizando-se do conteúdo a estética corporal, tema relevante para nossos adolescentes, nos dias de hoje.
        A imagem corporal é um complexo fenômeno humano que envolve aspectos cognitivos, afetivos, sociais/culturais e motores. Está associada com o conceito de si própria e é influenciável pelas dinâmicas interações entre o ser e o meio em que vive. O seu processo de construção/desenvolvimento está associado, nas diversas fases da existência humana, às concepções determinantes da cultura e sociedade.
       A busca de uma imagem corporal, adequada aos anseios estereotipados de corpo, é um dos fenômenos mais impressionantes na sociedade atual; existe uma grande influência cultural sobre a cultura e imagem do corpo, o que pode criar aspectos enviesados relacionados ao universo corporal. Neste contexto, foram criados "modelos" de referência quase inatingíveis, pois o corpo "vendido" passa distante da realidade da maioria.
      Nesse processo de construção, os sentidos humanos (principalmente visão, tato) dão informações importantes sobre o desenho/silhueta corporal, além de interferirem diretamente no controle da postura, no tônus muscular e na organização espacial do ser humano no mundo.
      Para Tavares (2003), o desenvolvimento da imagem corporal depende do processo de desenvolvimento da própria identidade corporal do indivíduo, sendo ambos os processos totalmente dependentes da singularidade da estrutura orgânica e do espaço de relações de cada indivíduo. "É preciso que ele (o corpo) possa existir cada vez mais em sua singularidade para que sua representação esteja concretamente relacionada a ele". A garantia para a construção de uma identidade corporal é assegurada pelas sensações corporais, fonte da subjetividade humana. 
      O sentido de beleza é variável de acordo com etnia, idade, nível social, história, sociedades, culturas e infinitos outros grupos, podendo-se considerar também o nível individual. Hoje, porém, a beleza corporal está muito vinculada a padrões de mercadoria, onde existe uma verdadeira maquinaria cultural de vendas de corpos, adornos e elementos relacionados a ele. Essa crescente comercialização do corpo, tão incutida na cultura atual, produziu um paradoxo entre a beleza corporal e o artificial. Tal paradoxo aderiu suavemente à imagem corporal, relacionando-a a um padrão corporal pré-definido como referência de saúde, qualidade de vida e beleza.
      Sabe-se que saúde e qualidade de vida estão atreladas a uma condição de vida em que a pessoa é considerada como um ser integral e pleno, sendo capaz de conter subsídios que dispersem, ao máximo, os fatores negativos aos quais é submetida. Nesse sentido, ambas devem proporcionar ao ser humano, direta ou indiretamente, melhoras em seus aspectos físico, psíquico e social, permitindo-lhe interagir intimamente com a natureza e cultura que o englobam, sendo partícipe efetivo dos projetos individuais e coletivos. Imagem e prática corporal, bem como alimentação, devem fazer parte desse universo de saúde e qualidade de vida.

METODOLOGIA

      A metodologia de ensino baseou-se nos momentos de discussões pedagógicos baseados em: problematização inicial, organização e aplicação do conhecimento, seguindo passos de Gasparin.
Essa metodologia possibilita a construção do conhecimento a partir de questões existentes no dia a dia, e pode proporcionar o aprofundamento dos conceitos envolvidos possibilitando o entendimento do cotidiano.
     Os temas propostos devem permitir algum nível de interação inicial com os estudantes, visto que os conceitos a serem desenvolvidos possivelmente neste momento são de conhecimento apenas do professor.
     O primeiro momento ou Problematização Inicial parte do cotidiano, e objetiva que sejam consultados os diferentes entendimentos/concepções dos estudantes acerca do tema e, além disso, que estes sintam necessidade de adquirir outros conhecimentos que ainda não detêm.
     Para Ramos (2008) as dúvidas dos alunos só irão surgir de algum conhecimento, por isso é necessário estabelecer conexões, pois para alcançar o sujeito é necessário que o conhecimento faça sentido do seu ponto de vista existencial. Desse modo, isso deve ser considerado frente às temáticas a serem desenvolvidas.
     O segundo momento refere-se à compreensão do tema, onde são desenvolvidos conceitos, relações e definições. Neste, os estudantes são orientados a estabelecer relações entre conceitos e a temática desenvolvida, para que se possa responder as perguntas que foram construídas na problematização.
     No terceiro momento utiliza-se o conhecimento que vem sendo incorporado para analisar as questões iniciais e para explicar problemáticas novas.
     O objetivo deste momento configura-se em capacitar os alunos ao emprego do conhecimento para que articulem os conceitos científicos com situações reais. Para Muenchen (2010), este momento não pode ser confundido com a avaliação, pois esta deve ocorrer ao longo do processo da conceituação.
    A partir desta metodologia, segundo Muenchen (2010)― “os conceitos deixam de ter um fim em si, passando a constituírem-se em meios, ferramentas para compreensão de algo mais amplo, isto é, dos temas socialmente relevantes”, que neste trabalho se configura como O Belo Corporal e suas relações com o conhecimento. Ocorrerá durante  o segundo bimestre.

TEMAS ABORDADOS DENTRO DAS DISCIPLINAS:
- Química:
• Conhecer a fórmula, os efeitos e ações da Adrenalina no corpo humano bem como e das substâncias químicas estimulantes e anabolizantes;
• Conhecer as Aminas e os grupos funcionais;
• Conhecer e identificar plantas e ervas medicinais para o bom funcionamento do corpo  da beleza  e da pele;
• Identificar a relação entre radicais livres, antioxidantes, saúde e o meio ambiente;
Educação Física:
• Conhecer porque nosso corpo precisa da atividade física para o seu bom funcionamento e para a qualidade de vida.
• Compreender a importância da prática regular de atividades físicas e seus benefícios para a saúde, a partir de exemplos simples e cotidianos da própria escola e sua casa.
• Abordagem de questões relacionadas ao fenômeno da termorregulação, mais especificamente à importância da hidratação do corpo nesse processo.
Geografia: População brasileira: A População que envelhece
• Identificar dados estatísticos da população idosa brasileira com enfoque para a busca da beleza perfeita;
• Identificar os reflexos do envelhecimento da população nos aspectos sociais econômicos, culturais e estético;
• Identificar as regiões brasileiras em que a população apresenta expectativa de vida, mais elevada nos reflexos da estética corporal;
Sociologia:
• Conhecer os caminhos da busca do corpo bonito e saudável ao longo do tempo;
• Identificar os tipos de beleza em diferentes tempos históricos;
• Compreender a busca pelo padrão de beleza e de consumo na sociedade atual, elencando os efeitos físicos e psicológicos causados pela ditadura da beleza.
História:
• Pesquisar as diferentes sociedades e grupos étnicos, nos diferentes espaços e tempos, nas representações culturais e manifestações artísticas e religiosas  observando a linguagem corporal e padrões de representação do corpo.
• Representar diferentes sociedades e grupos étnicos em diferentes tempos
Biologia
• Reconhecer a importância da pirâmide alimentar,  como fator de controle e manutenção do peso corporal, resgate da alimentação saudável e não saudável. Identificando os tipos de nutrientes que ingerimos durante nossa rotina alimentar;
• Fazer a leitura de rótulos de alimentos bem como reconhecer o que são alimentos diet e light;
• Pesquisar sobre bulimia e anorexia e relacionar as causas e conseqüências desses transtornos alimentares.
• Relacionar o uso de remédios para emagrecer e anabolizantes na busca do corpo perfeito e a ruína e dependência do organismo.
• Compreender a relação entre o consumo de álcool e drogas (lícitas e ilícitas) e a degeneração e morte celular.
OBS: Os conteúdos serão desenvolvidos através de pesquisa questionário para levantamento de dados
Língua Portuguesa
• Língua Portuguesa
• Produção de texto
• Gênero textual: artigo de opinião
• Tipologia: argumentativa
• Perfil do leitor: adolescentes e jovens
• Suporte de circulação: revista
• Suponha que uma revista de circulação nacional fará um concurso de “artigo de opinião’’ com o tema ‘’ O belo corporal”, e você resolve participar. Os textos a seguir são motivadores e mostram visões sobre o  como o ser humano  e a sociedade pensam, refletem e agem sobre o tema. A partir da leitura, escreva um artigo de opinião, em até 20 linhas, com o qual você participara do concurso. Lembre-se da estrutura que o gênero exige.
Matemática:
• Reconhecer os tipos de gráficos a importância dos cálculos matemáticos através do IMC

PRÁTICAS DA SALA DE AULA
• Desenvolver atividade cientifica e de pesquisa;
• Propiciar a capacidade de observação, análise crítica, socialização de ideias e interação com o grupo,
• Uso das mídias (internet, celular, vídeos, etc.....)
• Trabalhos individuais e de grupo;
• Uso de jogos e simuladores didáticos;
• Aplicações de praticas de laboratório na produção de cosméticos artesanais;
• Pesquisa e leituras de textos, revistas e jornais etc.;
• Apresentação dos trabalhos de formas variadas (textos, musica, teatro, etc.....)
• Práticas Corpóreas.
• Construir mural
• Fazer analise de charges que contenham o tema abordado etc...

REFERENCIAS:

TAVARES, M.C.G.C.F. Imagem corporal: conceito e desenvolvimento. Barueri, SP. Manole, 2003

MUECHEM, C. A Disseminação dos três momentos pedagógicos: Um estudo sobre práticas docentes na região de Santa Maria/ RS. Tese de Doutorado. Universidade de SC, 2010

GASPARIN, J. L. Aprender, Desaprender, Reaprender. 2005. Texto digitalizado.
________. Uma Didática para a Pedagogia Histórico-Crítica. 3. ed. Campinas: Autores Associados, 2005.

DIRETRIZES CURRICULARES DAS DISCIPLINAS DO PARANÁ.

Sites:

http://www.efdeportes.com/efd83/imagem.htm

http://www.ebah.com.br/content/ABAAAAzBMAK/apostila-metodologia-ensino-n...
http://cascavel.cpd.ufsm.br/tede/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=4165
bogueirasfeministas.com/2012/.../o-proposito-da-mulher-nao-e-a-beleza...
observatoriodaimprensa.com. br/.../_ed794_o_padrao_de_beleza_impost...