Matemática no Ensino Médio

Matemática no Ensino Médio - Etapa II
Colégio Estadual Professor Loureiro Fernandes - Curitiba
Formadora Regional: Professora Cileni  V. dos Santos
Orientadora de estudo: Professora Luci M. V. Prata
Professores cursistas: Daniel da S. Faria, Dilma Yamauti, Denise F. da Fonseca, Irene C. Romano, Irene de J. A. Malheiros, Jean C. Sauer, Josmar de J. Batista, Juslaine L. M. de Dellegrave, Lisiane V. Zaraski, Luciacyr L. A. e Silva, Marcia Grein.

REFLEXÃO E AÇÃO – TAREFA 03  - PÁGINA 31
O nome “homem vitruviano”, é baseado num trabalho realizado pelo arquiteto romano: Marcus Vitruvius Pollio (estudo matemático no século I a. C.), propõe um estudo arquitetônico, que define as proporções ideais do corpo humano daquela época até nossos dias. Esse conceito do modelo ideal para o ser humano inspirou Leonardo Da Vinci que em 1490, com base na descrição de Vitruvius fez o famoso desenho. Nele, Da Vinci representou as proporções ideais do corpo humano masculino. As proporções são perfeitas e expressam o ideal clássico da beleza. As posições dos braços e pernas expressam quatro posturas diferentes, inseridas num círculo e num quadrado, ao mesmo tempo. Expressa o conceito da “Divina Proporção” que se fundamenta numa das leis que regem o equilíbrio dos corpos, a harmonia das formas e dos movimentos. E esse conceito pode ser estendido ao Universo como modelo ideal do ser humano de acordo com os padrões clássicos de beleza, ou seja, definir o ser humano ideal a partir da proporção áurea, que é uma constante algébrica que define as proporções do belo e é usada na arquitetura desde a Antiguidade. Acredita-se que, inclusive a natureza possa ser inserida nesse padrão, proporção áurea é também chamada de proporção divina.
Para a Filosofia a figura mostra mais que proporções perfeitas, pois está repleta de símbolos. A figura presente na obra está dentro de um círculo e um quadrado, que tem relação com a numerologia sagrada, o círculo (divindade), o quadrado (manifestação da matéria a partir da divindade). Demostra a relação do homem com o universo. O macrocosmo (universo) e o microcosmo (homem) totalmente integrados.
O modelo matemático do desenho do Homem Vitruviano, pode estabelecer conexões com os componentes curriculares, a saber:

Língua Portuguesa:
A perfeição buscada na construção poética com fins estéticos – uma das sete artes tradicionais – exemplifica a questão matemática ideal proposta por Vitruvius, em que a forma sobrepõe-se ao conteúdo, com o objetivo de alcançar todo o rigor apurado formal. O preciosismo formal, preconiza um vocabulário voltado para a erudição, posicionamento necessário para o alcance da perfeição. Formas fixas como o soneto (dois quartetos e dois tercetos) e versos decassílabos (dez sílabas poéticas) ou alexandrino (doze), pelas rimas ricas ou raras e, sobretudo a perfeição do verso que conclui o poema de forma perfeita. Nesse aspecto a poesia tende à metalinguística em que se valoriza o trabalho, o esforço, a transpiração em detrimento da inspiração, dado o alto rigor técnico.
Está beleza é estética, é o culto ao belo, relacionado ao próprio fazer poético.

Educação Física:
Houve grande variação em como a beleza do corpo humano foi encarada ao longo da história. O que era belo no passado pode parecer, por vezes, muito estranho nos dias de hoje.
Apesar da aparente democracia da beleza, hoje em dia com a globalização percebemos uma ditadura por um padrão de beleza que a mídia impõe o que alimenta uma indústria e a insatisfação da autoimagem de muitas pessoas. 
Mais importante que um corpo dentro dos padrões de beleza precisamos valorizar nossa saúde e o bem estar.
Diferentes povos, costumes, características e culturas possibilitam diferentes noções de beleza no mundo, o que prova que o que é belo para uns não o é necessariamente para outros.

Filosofia:
Mostra com precisão as proporções que tem o corpo humano socializando a cultura à busca do belo.

Marketing e Direito:
Influencia que o marketing exerce na vida das pessoas gerando a necessidade de refazer o corpo por meio de cirurgias plásticas em busca do perfeito.

Química:
Estudar o que está implícito na figura, como a composição química do corpo, bem como as funções desses elementos no organismo e Leis de proporção.

Biologia:
Contemplar a anatomia e fisiologia humana abordando o funcionamento integrado e harmônico de todos os sistemas do corpo, assim como abordar o corpo humano como símbolo da simetria básica perfeita.