A MATEMÁTICA NO CONTEXTO DO ENSINO MÉDIO

A Matemática em si, é vista como algo sem definição, embora seja uma área de exatas, muitos a acham como sem solução e sem aplicação. O mais instigante, que até mesmo professores de Matemática, acabam se deixando levar por esses mitos críticos. Na prática diária, cada professor deve buscar e inovar, trazer um novo jeito de ensinar, para assim fazer com que seu aluno compreenda o que ele está ensinando, principalmente na Matemática, considerada pelos alunos uma disciplina complicada e de difícil compreensão.

Talvez durante uma aula de Matemática o professor diga que a mesma está presente em nossas vidas, desde uma simples contagem até os modernos e complexos computadores. Neste momento o aluno até se interessa, mas depois que ele estuda alguns temas que não tenham aplicação imediata nota-se certo desapontamento. Outro fator que precisa ter muito cuidado por parte dos professores, é no momento da elaboração do problema. Estudar Matemática é estar constantemente a resolver problemas. Portanto, a obrigação dos professores de Matemática, em todos os níveis, é ensinar a arte de resolver problemas.
Cabe ao professor, nos espaços de aprendizagem de Matemática em todos os níveis escolares, particularmente no Ensino Médio, resgatar essa salutar característica do ser humano. Nesse sentido, no caderno do Pacto pelo Ensino Médio (2014, p. 20) nos auxilia, dizendo:

"É importante fazer com que o estudante compreenda que, em Matemática, não basta uma hipótese ou conjectura ser verificada em um ou alguns casos para concluir-se que a afirmação seja verdadeira sempre. É imprescindível encontrar propriedades e argumentos matemáticos para validá-la ou fornecer um contraexemplo para rejeitá-la, assim como poder comunicar suas conclusões em linguagem apropriada. Tais procedimentos levam ao desenvolvimento de aspectos essenciais da competência matemática e de repertório de linguagens específicas que permitem a comunicação adequada das ideias na área. É nessa perspectiva que o ensino pode contribuir para desenvolver uma atitude positiva face à Matemática e, de modo mais amplo, face à ciência. De fato, levar os estudantes a desenvolver a atitude/curiosidade de formular conjecturas e procurar validá-las, desenvolve o espírito crítico, a capacidade de argumentação e a criatividade."

O desenvolvimento do sentido crítico é o que ressalva algumas características do ser professor. De certa maneira, o jovem passa por um momento de transição entre o ensino médio e o ensino superior, mas o seu pensamento deve ser voltado a uma representação crítica daquilo que ele já viu e verá. Na Matemática, isso não é diferente, nada fica de fora, é um interligação entre as operações mais básicas e as equações mais complexas, por exemplo.
Dentre outros aspectos, o papel fundamental do professor de Matemática é o de ser um mediador, de propiciar maneiras diferenciadas de ensino nos mais variados conteúdos matemático. Por outro lado, com as constantes mudanças provocadas pelo avanço da tecnologia, a aquisição de informações e a possibilidade de continuar aprendendo dependem da leitura em qualquer área do conhecimento. É sempre bom lembrar, que antes mesmo de cobrar um aluno para que ele estude mais, que se dedique mais, analisar-se a si mesmo também faz-se necessário.
Sendo assim, o que acontece hoje, fatos sociais e principalmente educacionais somente terão reflexos nas gerações futuras. A necessidade do educador, possuir um papel essencial na vida de cada educando, é em certas exterioridades, transformador e inovador dentro do contexto que estão inseridos.

REFERÊNCIAS
Brasil. Secretaria e Educação Básica. Formação de professores do ensino médio, Etapa II-Caderno V: Matemática / Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica; [autores: Ana Paula Jahn... et al.]. – Curitiba: UFPR/Setor de Educação, 49 p., 2014.