Matemática: muito além de uma disciplina....

Participantes: Angela Carrer Basso, Francieli Dal Bosco, Marcia Sehn, Sandra Zanatta, Rosane Basso Moreira, Daniel Grassi.

Orientadora: Marli Lenir de Rosso Riboldi

Quando se diz que a Matemática precisa ser reinventada, estamos dizendo que ela necessita ir além do abstrato que vemos no currículo escolar de hoje e passar a ser vista no concreto, no lúdico.

Nos tempos remotos, da descoberta e do surgimento da Matemática, por exemplo, os primitivos  começaram a fazer uso espontaneamente. Foi partindo da necessidade imediata de efetuar cálculos e precisos com pedras , nós ou riscos, que estudiosos do Antigo Egito passaram a representar a quantidade de objetos de uma coleção através de desenhos – os símbolos. A criação dos símbolos ( foi um passo muito importante para o desenvolvimento da Matemática. Na Pré-História, o homem juntava 3 bastões com 5 bastões para obter 8 bastões. Hoje se sabe representar esta operação por meio de símbolos: 3 + 5 = 8. Muitas vezes não se sabe nem que objetos está sendo somado, mas isso não importa: a operação pode ser feita da mesma maneira.

Podemos aprender muito com nossos antepassados primitivos ao ensinar matemática aos alunos. É preciso voltar às origens e redescobrí-la. Através de histórias antigas, o professor pode contextualizá-la e trabalhar também com a interdisciplinaridade com várias outras disciplinas como Lingua Portuguesa, Historia, Geografia, Filosofia. Sociologia,etc. Depende muito da criatividade de cada docente para reiventar a Matemática. Romanos, Egípcios e Gregos antigos, todos podem explicar o surgimento da Matemática de uma forma diferente, como uma consequencia de suas evoluções, pois estivera sempre presente em seus meios sociais.

Muitas das expressões matemáticas que se estuda hoje, tiveram surgimento em regiões e épocas históricas, porém conhecer os conceitos e aplicabilidades destas expressões, o porque e a origem da existência, vem a favorecer na aprendizagem do aluno e nas explicações do professor.