A MATEMÁTICA ESTÁ EM TUDO - CEEBJA CAMPO COMPRIDO

A Matemática é a Ciência que tem sido considerada o “Bicho Papão” para a maioria dos estudantes brasileiros, haja vista, que os indicadores dos resultados obtidos pelos alunos do ensino Médio nas provas de Matemática são catastróficos. Mas por que é tão difícil raciocionar?  Para muitos, o ensino da Matemática deixa a desejar nas séries iniciais do Ensino Fundamental I e o resultado disso se percebe nas séries iniciais do Ensino Médio, quando se observa que os alunos não conseguem fazer operações básicas ou possuem pouco raciocínio lógico. A Matemática está em tudo, aplica-se a Matemática em outras Ciências como a Física,  a Biologia, a Química.  No exemplo a seguir, foi aplicada a Matemática na Biologia, na Geografia, na Língua Portuguesa.

COMPONENTE CURRICULAR
DISCIPLINA
MÉTODO
Cálculo da probabilidade de filhos albinos em país heterozigotos
- Indutivo;
- Dedutivo;
- Lógico
- Probablidades.
Imigração
Número de imigrantes no Brasil no Século XIX, imigração do século XXI.
- Lógico;
- Dedutivo;
- Indutivo não determinístico.
Área
Desenho de planta baixa, visualização dos cômodos da casa, cálculo da área dos cômodos.
- Lógico, dedutivo:
- Indutivo;
- Geométrico.
Elementos formadores do som= altura, timbre, intensidade, duração e densidade.
- Indutivo, lógico, dedutivo.
Soneto
Estudo métrico silábico