A MATEMÁTICA E OS DEMAIS COMPONENTES CURRICULARES

A MATEMÁTICA E OS DEMAIS COMPONENTES CURRICULARES

Prof. Ana Clara Buschi
Prof. Katia Regina Dalri Abdala
Prof. Luciana Maria Bellanda Mello
Prof. Robinson de Souza Rodrigues
Prof. Tania A. Lopes

Foi uma experiência diferente realizar essa reflexão, em especial. Geralmente, a relação entre a Matemática e as demais disciplinas é pensada quando se é necessário “fazer alguma conta”, “analisar dados em tabelas e gráficos” ou “calcular alguma porcentagem” e não levando em conta o tipo de pensamento/raciocínio matemático envolvido em atividades que, aparentemente, não envolvem matemática.
Essa experiência possibilita ao(a) professor(a), ao realizar o seu planejamento, ampliar as possibilidades de interdisciplinaridade com a área da Matemática, ao se atentar para o tipo de pensamento matemático envolvido nos conteúdos/atividades planejados.
Os exemplos analisados nesta reflexão são todos da área de Ciências Humanas, pois, por se tratar de um grupo pequeno de professores, não temos representantes de todos os componentes curriculares. A partir das atividades analisadas, percebemos que o pensamento indutivo e o raciocínio lógico-dedutivo, são os tipos de pensamento matemático mais frequentes.

Componente curricular Breve descrição da Atividade Tipos de pensamento matemático envolvidos
História Elaborar uma ficha (carta) do “Jogo Perfil” sobre temas relacionados com o Renascimento Cultural. Pensamento indutivo e raciocínio lógico-dedutivo.
Filosofia Introdução à lógica: reconhecimento de argumentos/raciocínios dedutivos, indutivos e analogias. Pensamento indutivo e raciocínio lógico-dedutivo.
Filosofia Filme Gattaca, uma experiência genética. Análise do filme a partir da questão do “determinismo” científico e da verdade absoluta da ciência. Pensamento não-determinístico.
História Estudo de como é o trabalho de um arqueólogo num sítio arqueológico. Visão geométrico-espacial.
História Contagem do tempo: o nosso calendário. Pensamento indutivo e raciocínio lógico-dedutivo.

REFERÊNCIAS

BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Formação de professores do ensino médio, Etapa II - Caderno V: Matemática / Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica; [autores: Ana Paula Jahn... et al.]. – Curitiba: UFPR/Setor de Educação, 2014.