A matemática e o nosso cotidiano.

Questão: página 42, nº 5. caderno V da II etapa.
   Para contribuímos com uma formação humana integral, a escola deve cumprir sua função social na construção do conhecimento. A escola deve adotar uma abordagem pedagógica coerente que respeite e valorize as individualidades e as dificuldades, superando desafios, procedendo com escolhas de técnicas, estratégias e atividades com objetivos claros que integrem o conhecimento científico com a realidade.
   O estudo a partir de temas como forma de tonar da realidade concreta e o ponto de partida do ensino, sendo assim, esse método de ensino torna-se significativo e atraente, pois está voltado as necessidades a aos interesses populares.
   O desenvolvimento da área de matemática deve se dar por meio do diálogo e dos saberes de cada estudante e das práticas culturais de sua comunidade, o que pode se revelar condição essencial para encontrar motivação de cada um e o engajamento de cada coletivo para a condução das atividades. A matemática deve ser contextualizada e trabalhada de forma significativa, transformando as informações em conhecimento, que durante o percurso formativo contribuam para a formação integral dos sujeitos (PCSC-2014).
   Quanto aos projetos a serem desenvolvidos, a análise crítica se faz pertinente ao relacionar a necessidade de interdisciplinaridade e a falta de tempo para o planejamento, isto é visto como ponto negativo. Como realizar essa contextualização com os componentes curriculares se os mesmos não conseguem espaço para a integração.