Matemática com juros simples e compostos com relação de compra À vista e A Prazo

PASSOS DA PEDAGOGIA HISTÓRICO CRÍTICA ATIVIDADES/METODOLOGIA

1º PASSO: PRÁTICA SOCIAL INICIAL
A prática social inicial é o momento em que o professor verifica o conhecimento empírico dos alunos, ou seja: o mesmo analisa o que os alunos já conhecem frente ao assunto apresentado.

Levantamento do conhecimento sobre compra e venda à vista e a prazo (compras parceladas).
Cálculo de financiamentos e amortização de juros.
Ensino de juros simples e compostos na matemática.

2º PASSO: PROBLEMATIZAÇÃO
Consiste na explicação dos principais problemas postos pela prática social, relacionados ao conteúdo que será tratado.

Perguntas aos alunos sobre qual a melhor opção de compra de um determinado produto em relação a compra à vista ou parcelada. Se há ou não incidência de juros, caso a opção seja por parcelamento.

3º PASSO: INSTRUMENTALIZAÇÃO
Essa se expressa no trabalho do professor e dos educandos para a aprendizagem.

Explicação das fórmulas de juros simples e compostos que demonstram a diferença de valores em relação a cada opção de compra e venda, tomando como exemplo os relatos dos alunos da prática social.

4º PASSO: CATARSE
É a expressão elaborada de uma nova forma para entender a teoria e a prática social. Compreender que o dinheiro tem valor ao longo do tempo.

Avaliar se o tempo que precisa de um determinado produto pode ser esperado para comprar a vista ou comprar parcelado e ter o produto à disposição.

5º PASSO PRÁTICA SOCIAL FINAL
É o novo nível de desenvolvimento atual do educando, consiste em assumir uma nova proposta de ação a partir do que foi aprendido.

Com os passos anteriores, o aluno consegue fazer compras de forma mais consciente, verificando qual a melhor opção de compra (À vista ou A Prazo).

Cursistas: Ronye Peterson, Reinaldo Bernadin, Nelson Zornitta, Mauricio Medeiros e Ronan Medina.

Orientadora: Simone Mirian Rizental