MATEMÁTICA – caderno 05 – etapa II

Silvana dos Santos Franzen
Sonia Regina Radaelli

Reflexão e Ação 1 – Caderno de Matemática
No texto dessa Unidade fizemos a afirmação de que há um predomínio, nem sempre desejável, do pensamento lógico-dedutivo nas atividades propostas em Matemática. Você, Professor de Matemática, concorda com isso? Ou o dominante é mesmo a mera prescrição de regras e procedimentos sem comprovação?
Vamos pensar sobre o assunto? Nos exemplos que usamos no texto, há a indicação de atividades que podem ser pensadas por várias áreas ou componentes curriculares. Propomos que, em grupo, seja analisado um conjunto de atividades realizadas com os estudantes no período de uma semana. O ideal é que sejam analisadas as atividades de todos os componentes curriculares de uma determinada turma de estudantes na tentativa de observar e identificar os tipos de pensamento matemático que possam estar presentes nessas atividades. Sugerimos o uso da seguinte tabela:

Componente curricular Breve descrição da Atividade Tipos de pensamento matemático envolvidos

Educação Física Jogo de Futsal Não determinístico: Probabilidade de gol; de montar uma jogada.
Geométrico espacial: Estimar a área da quadra (campo); confecção da planta baixa, maquete.
Lógico dedutivo: Calcular a velocidade da bola; velocidade que o atleta leva para atravessar a quadra...; medidas da quadra.
Indutivo: Contagem plausível de faltas e gol.
Matemática Divisão Pensamento indutivo
Geografia Formas de relevo e fatores climáticos Pensamento indutivo: Plausível extensão; profundidade.
Não determinístico: Probabilidade de chuva.
Lógico Dedutivo: Velocidade do vento.
Geométrico espacial: Volume de água.
História Segunda Guerra Mundial Geométrico espacial: analisar as áreas afetadas; países envolvidos.
Indutivo: Quantidade exata de mortos.
Não determinístico: Probabilidade de quantos mortos na guerra; duração da guerra; lançamento das bombas.
Lógico- dedutivo: Velocidade que os misseis levam para atingir determinado ponto; tempo de deslocamento dos soldados.
Língua Portuguesa Escola Literária - Realismo Geométrico espacial – Espaço geográfico de onde ocorreu.
Não determinístico – Pesquisa (probabilidade de quantidade de pessoas que leem).

Com os dados completos dessa tabela, é possível identificar os tipos de pensamento matemático em todas as atividades? Quais serão os tipos de pensamento mais frequentes na sua área? A partir das explicações e exemplos feitos no texto, pode-se verificar o que foi afirmado em relação a ser o pensamento lógico-dedutivo o mais usado nas atividades de Matemática? Como produzir maior equilíbrio em relação aos diversos tipos de pensamento matemático? Como isso pode auxiliar em planejamentos individuais e coletivos que apontem a escolha do que será trabalhado com os jovens?
R: O tipo de pensamento mais presente é o lógico dedutivo, pois trabalha-se muito com álgebra e geometria, ou seja elas estão mais presentes no dia a dia e/ou são usadas para realizar várias atividades de maneira mais rápida e prática. É importante que o professor consiga abranger no seu planejamento, os 4 tipos de pensamentos matemáticos, proporcionando ao aluno uma aprendizagem e compreensão mais significativa dos conteúdos trabalhados.