Matemática

TÍTULO: Matemática
Caderno V Atividade II
Pacto - Colégio Estadual Rocha Pombo - EFM - Morretes - Paraná
Ana Cristina Cassilha
Elsa Damas Ribeiro Martins
Jó Gonçalves
Leila Bonzatto
Luiza Maria Wicthoffet Machado
Maria Alice Mansur Smaka
Neimar Proença Oliveira
Renata Karine Wistuba
Rosa Lucia da Silva
Silvia Souza Reis
Tamires Cristine Ramos Teixeira

Ação e reflexão
INTRODUÇÃO
Historicamente vivemos uma época que para muitas pessoas se parece como uma época de crise que é resultado da fragmentação de conhecimento e da excessiva compartimentação disciplinar, induzindo ao consumismo desenfreado. Para superá-la é preciso repensar o ensino, relacionando as disciplinas entre si.
A Interdisciplinaridade é uma palavra nova que expressa antigas reivindicações. Para muitos, apareceu da necessidade de reunificar o conhecimento, para outros, surgiu como um fenômeno capaz de corrigir todos os problemas procedentes desta fragmentação; e outros, ainda, a consideram como prática pedagógica. Mais importante do que defini-la, é refletir sobre as atitudes que se constituem como interdisciplinares: humildade diante dos limites do saber próprio e do próprio saber, sem que se torne um limite; espera diante do já estabelecido para que a dúvida apareça e o novo germine; deslumbramento diante da possibilidade de superar outros desafios, respeito ao olhar o velho como novo, ao olhar o outro e reconhece-lo, reconhecendo-se; cooperação que conduz às parcerias, às trocas, aos encontros que propiciam as transformações. Mais que um fazer é um compartilhar e ir além.
Este trabalho tem como objetivo romper com a tendência fragmentadora e desarticulada do processo do conhecimento.
Elaborar uma proposta que atenda as aspirações  de uma aula mais dinâmica provocando um forte interesse pelos alunos, potencializando através da curiosidade é fundamental e consequência da interdisciplinaridade. Porém, não se pode deixar de lado os conceitos fundamentais ( são as famosas aulas chatas de fundamentação conceitual), que são pré-requisitos desencadeadores do processo de aprendizagem.
Um exemplo possível deste tipo de trabalho é estudar o conceito de perspectiva de  Felipo Bruneleschi, aplicá-lo a regra de cálculo matemático de perspectiva, contextualizá-lo historicamente e geograficamente, ...,  estudo da biologia na fisiologia do olho convergente com a ilusão de ótica do uso da perspectiva de Bruneleschi.
TRINDADE, Laís dos Santos Pinto. Interdisciplinaridade: necessidade, origem e destino: Disponível em: http://www.cefetsp.br/edu/sinergia/6p6c.html.