A música entre os jovens

A música é a arte de combinar os sons harmoniosamente. Existem vários tipos: alguns usam como distração, outros para expressar sentimentos, ideias, temas, meios de comunicação entre os jovens e até mesmo como forma de estudo. Rock, pop, samba, pagode, eletrônica, forró, country, gospel etc; os jovens estão ligados em uma só sintonia. A música resgata culturas, reune estilos diferentes, une pensamentos e inspira  novos pensamentos.
    Em pesquisas feitas com alunos de ensino médio na internet mostram que os tipos de música preferida entre os alunos são: Rock, Pagode, Funk e Eletrônica. Foi registrado que 90% dos alunos escutam música por cerca de 7 horas por dia, no ônibus, na escola, em casa, na rua, em todo lugar. O problema é que a grande maioria confessou escutar música por meio de fones de ouvido com o volume alto, comprometendo a sua saúde, como problemas auditivos. E ainda há o perigo da distração, causando acidentes durante a realização das atividades.

   Entretando, a música sempre foi uma inspiração para criar projetos, escrever, desenhar, registrar momentos marcantes e às vezes, um refúgio para os problemas. Os sentimentos se afloram quando se ouve determinadas músicas, motivando a seguir sonhos e trazendo a esperança da realização.

  A criança pode receber influência dos pais ou do seu ambiente de convívio, formando assim um gosto musical e também guardando momentos marcados pela música, como, a cantiga que embalava o bebê, as músicas que a professora cantava na escola, as músicas das brincadeiras dentro do ônibus que pareciam diminuir a ansiedade da chegada e as que animavam as brincadeiras de rua entre os amigos.

  Na adolescência, uma das fases da vida onde mais escuta-se música, sua importância e influência também é forte, já que é um período de muita intensidade emocional e descobertas. Os adolescentes procuram sempre seguir alguma ideologia por meio de estilo musical ou de uma banda, transformando em estilo de vida e ajudando na escolha de uma carreira. Alguns desses jovens usam a música como uma forma de ganhar dinheiro, como músicos e DJ's e, talvez esse seja um dos motivos de ouvirem música durante tanto tempo por dia, pois trabalham com ela e precisam conhecer o material que utilizam.

     De qualquer forma, a música sempre acompanhará o ser humano em qualquer fase da sua vida pela sua variedade de estilos e seu dinamismo que permite sua renovação. E, em qual ritmo você vive?

Anna Elisa, Heloize, Ruthiane e Thayrine - 1º ano do Ensino Médio do C.E. Profª Alcina Rodrigues Lima, Niterói - RJ.

Tags:
Comunidades: