LINGUAGUEM E INTERAÇÃO SOCIAL - ANÁLISE DO FILME KASPAR HAUSER - CEEBJA CAMPO COMPRIDO

A linguagem depende do meio a que a pessoa estiver inserida.  Quando Kaspar Hauser estava isolado do meio social, não apresentava nenhum desenvolvimento linguístico, a partir do momento que se relacionou com outras pessoas, passou a adquirir a linguaguem. A linguagem se dá através de estímulos, tanto que no filme, as pessoas que moram com Kaspar Hauser o estimulam ao mostrar um cego tocando piano.

Na escola, a linguagem é imposta, quando se pressupõe que existe uma única maneira de se utilizar  a linguagem, assim sendo, muitos professores rejeitam a linguagem trazida pelo aluno à escola,  obviamente, a norma de mais prestígio social é a ditada pelas gramáticas, porém a que se aceitar a linguagem do aluno trazida à escola e mostrar que existem várias outras  formas de linguagem. No filme, quando Kasper Hauser é apresentado à sociedade há a imposição da linguagem que pouco contribui para o seu desenvolvimento. Assim sendo, quando se trabalha com a linguagem, deve-se estar atento que o pensamento se dá através da linguagem e de palavras e que a língua de qualquer pátria é viva e sofre mudanças, de acordo com a necessidade do falante.