Linguagens- etapa II - caderno IV

PACTO PARA O FORTALECIMENTO DO ENSINO MÉDIO
ETAPA II – CADERNO IV -Linguagens
1 - Reflexão e ação

De acordo com o texto, as linguagens são pré-estabelecidas no decorrer da história, elas é  que nos mostram a realidade.
As áreas de linguagem são práticas sociais que envolvem formas de interagir, com as várias linguagens organizadas e determinadas historicamente.
No filme percebe-se que é fundamental a convivência com outra pessoa para a aprendizagem e seu desenvolvimento.
O menino no filme é uma criança selvagem que vive encarcerada, sem contato verbal ou social por volta de seus 16 anos , é levada a Nuremberg, comunidade Alemã e passa a ser objeto de estudo e curiosidade, por não conseguir se expressar. Ela não recebeu desde cedo linguagens de fatos e denominações de objetos da vida cotidiana que é interpretada e os dota de significados e os organiza no tempo e espaço nos indicando a realidade. Somente após  a convivência com a comunidade passa ao desenvolvimento da linguagem e socialização.
De acordo com (Vygotsky) o desenvolvimento cognitivo acontece através da interação social entre duas ou mais pessoas que trocam experiências criando novos conhecimentos.
Como ocorreu no filme a criança para ter uma existência humana precisa ter acesso aos bens culturais, materiais e espirituais, conhecimentos de linguagem sobre organização e o uso das diferentes linguagens, a diversidade das linguagens e posicionamento na realização da própria prática  são vistos no filme. Kaspar aprendeu a linguagem, costumes e ritos da sociedade com auxílio do professor, inserindo-o de várias maneiras no convívio social. Mesmo aprendendo as regras básicas de convivência em sociedade , era desprezado pela sociedade. Preferia o cativeiro pois não se sentia incluído na comunidade, como mostra o filme, devido a não conseguir interpretar, organizar e denominar a realidade social.
Quanto a “imposição “,é refletida no momento em que a comunidade descobre que Kaspar não tem a percepção de Deus, tentam então impor dogmas. Isso não ocorreria se ele soubesse ler e escrever, pois assim poderia compreender textos mais difíceis e a partir  desta compreensão a “ opção” ocorre.

2 – Reflexão e ação
1ª Prática da linguagem através do pensamento
2ª Trabalhar com a leitura e comunicação
3ª Ler e produzir textos
4ª Interação e integração entre saberes diferentes
5ª Interagir por meio das várias tecnologias.
Desenvolver a leitura mentalmente, através da organização lógica do raciocínio, independente das situações culturais, sócio- históricas.
A língua é uma  atividade social que realiza ações através da troca de informações. O professor  deve perante seus alunos partilhar com clareza seus objetivos, conhecer sua concepção de linguagem no conhecimento dessas ações , ela irá fundamentar seu trabalho pedagógico.
Concepção  da leitura -Processo de compreensão, abrangendo o  emocional, intelectual, cultural, político e econômico.
Na produção de textos, seja o texto lido, elaborado oralmente ou escrito está inserido na prática da linguagem. As pessoas interagem de forma que a prática da linguagem seja ela língua materna ou estrangeira esteja inserida como elemento mediador, portanto o uso desta é mediado pelas relações sociais.
Novos recursos deverão ser  apresentados aos alunos, aperfeiçoando as pesquisas na internet, com orientações; comparar informações ,aprender técnicas de pesquisas, portais, imagens, animações, são recursos que fazem o aluno ficar mais concentrado ao conteúdo, desperta a curiosidade fazendo-os buscar informações por sua própria conta. Para isso a escola deverá ter as ferramentas necessárias para o aprendizado.
Os alunos do ensino médio interagem por meio de diversas tecnologias com qualquer pessoa em tempo real. O telefone permite  o diálogo, a comunicação entre duas pessoas proporcionando possibilidades e permite o acesso a informações nunca imaginadas , a interação entre dois jogadores que traçam objetivos para superar desafios em vídeo game ,no contexto de comunicação e integração. A internet permite o acesso a qualquer informação , mas os jovens usam apenas como entretenimento. O professor deve se atualizar nestes novos recursos, aprender novas técnicas, fazer com que o aluno tome conhecimento dos recursos que se apresenta a cada nova modalidade.

3. Trabalho, Cultura, Ciência e Tecnologia na área de Linguagens
O trabalho, a cultura, a ciência e a tecnologia estão estabelecidas na DCNEM de 2012 em seu art. 4º, inciso VIII, como dimensões da educação e do desenvolvimento curricular.
Essas dimensões se relacionam com a área de Linguagens e seu trabalho pedagógico buscando expandir a compreensão dos estudantes para, além do caráter instrumental das linguagens, enfatizar as relações das mesmas com o trabalho, os vínculos desta com as tecnologias e o modo como se articulam e se inter-relacionam com a cultura.
Para mobilizar os vários conceitos discutidos nesta unidade apresentamos um trabalho interdisciplinar relacionando as linguagens e as diferentes dimensões do currículo: trabalho, cultura, ciência e tecnologia.
O tema em foco foi mobilidade urbana.
Etapas da atividade:
1. Assistir ao Documentário “Bikes vc Carros” do diretor sueco Fredrik Gertten que mostra como as pessoas convivem quando o assunto é mobilidade, observando e anotando os dados que acharem pertinentes:

É importante ressaltar que tanto documentários quanto obras ficcionais representam opiniões e uma visão de mundo, veiculando ideias e proposições de vida.
2. Refletir sobre esse tema com os alunos tendo como base os conhecimentos das diferentes disciplinas da área de Linguagens e de disciplinas de outras áreas:
Alguns questionamentos:
• Observar o momento histórico em que foi realizado o documentário
• Relacionar algumas discussões no que tangem ao clima, recursos naturais e cidades que aparecem no documentário: Capital paulista, Los Angeles(EUA), Toronto (Canadá), Berlim(Alemanha) e Copanhague(Dinamarca).
• Problematizar questões relativas a identidades socioculturais, estéticas, políticas, associadas aos diferentes grupos apresentados no documentário.
• Debater o crescimento desenfreado da indústria automobilística citado no documentário
• As diferenças no uso de bicicletas e de carros em comparação entre algumas cidades apresentadas no documentário, como São Paulo e Copenhague.
• Discussões sobre mobilidade urbana: o poder que a indústria automobilística exerce sobre a economia das cidades e sua influência direta e reta na dinâmica político-social.
• 3. Produção
•  A discussão da implantação das ciclovias nas cidades
• Compartilhamento das vias entre bicicletas e automóveis

4. O currículo e a construção crítica do conhecimento sobre a linguagem
• As práticas educacionais implicam decisões e ações que explicitem a ação educativa e formas explícitas do agir pedagógico como: as escolhas metodológicas, os recursos utilizados e as visões filosóficas que embasam esse fazer pedagógico. A metáfora da árvore nos faz refletir sobre este processo. Cada parte dela apresenta uma destas ações nessa reflexão:
• Folhas: Possuem mais visibilidade correspondendo ao topo da árvore, nelas estão identificadas as técnicas de ensino, a apresentação dos conteúdos, bem como procedimentos de sala de aula, representando os conteúdos selecionados e o modo de abordá-los.
Tronco: Corresponde a uma pedagogia que, por sua vez, é mantida pela raiz que representa a filosofia da educação.
Pensando no currículo podemos perceber que não podemos ter uma visão focada apenas na ação do professor sem levar em conta as ideias e ideologias que sustentavam essas ações. Monte Mor (2011) enfatiza que assim como a árvore interage com o meio, a prática, a pedagogia e a filosofia da educação interagem com os contextos social, histórico e cultural e precisam contemplar o desenvolvimento humano, onde o currículo seja visto também como uma prática social.
Nessa perspectiva, os professores de cada disciplina que integra o currículo, cumprem um papel importante ao refletir em sua prática pedagógica os valores e ideologias que elas carregam e veiculam, reconhecendo e buscando formas alternativas de não ser silenciados pela estrutura sistêmica que induz às fragmentações do pensar e do agir.
A linguagem tem papel importante na constituição da consciência social. A escola, portanto, precisa possibilitar aos estudantes a compreensão, apropriação e o uso de várias formas de linguagem, envolvendo diversos componentes curriculares.
Cursistas
Adriane de Oliveira
Fernanda Montiel
Gracília Maria Ramos Marques
Débora Peniche Taira
Luciane Mafra Nascimento
Marina Montiel
Suzana Marcelino