LINGUAGENS- A concepção de realidade do personagem perpassa por alterações uma inicialmente distinta do que o mundo é devido a total falta de interação com o meio, e uma segunda concepção de realidade após a interação com as estruturas sociais existentes.
O modo como ele passa a compreender e representar o mundo, somente é alterado quando mediado pela interação com as formas de linguagem ( área do conhecimento).
Algo que podemos destacar é a forma de como a linguagem foi imposta ao personagem , diferente da possibilidade de apção de interação com o mundo existente. Isso reflete diretamente no processo educativo se formos fazer analogia entre o personagem e a educação , o protagonista não possui toda sua cognicidade desenvolvida por não ter acesso a estas formas de interação .Quando no processo educacional for proporcionado a o acesso ao universo da linguagem em sua totalidade, poderia permitir o pleno desenvolvimento da linguagem enquanto área que contribui , não só para manutenção da sociedade, mas também como forma de instrumentalizar o educando para as alterações ou mudanças sociais.
Analisando a metáfora da árvore e tendo como embasamento teórico o Projeto Político Pedagógico e Proposta Pedagógica Curricular, como documentos norteadores do fazer pedagógico, temos por base ( raiz) a formação integral dos educandos numa perspectiva histórico crítica dos conteúdos e numa visão baseada no materialismo histórico dialético . Através de abordagens metodológicas que levem a reflexão aliadas a problematização , respeitando as especificidades e/ ou particularidades partindo do conhecimento que o aluno apresenta , proporcionando uma aprendizagem significativa e crítica.
A prática pedagógica docente que se caracteriza em sala de aula é desenvolvida de maneira diversificada, com uso de técnicas e recursos metodológicos disponíveis de forma que o conhecimento se concretize , visando o desenvolvimento humano como práticas social e mudanças na formação como cidadão capaz e atuante.
Colégio Estadual José Bonifácio - Campo Bonito - Pr