Para o artista Leandro Erlich, o mundo é um leque de possibilidades infinitas. Paredes brancas ganham janelas inusitadas, que mostram o outro lado do globo ou a vista de um avião. Cômodos vazios ganham a vida de uma praça inteira, vista apenas nos reflexos de pequenas poças de água no chão. Janelas suspensas evocam a presença de uma casa inteira invisível e, às vezes, é possível andar pelas paredes de corredores e escadarias.
A primeira vista, nada disso parece fazer sentido. Mas todas essas citações são obras do artista argentino que há anos surpreende o público com suas instalações ilusionistas. O último trabalho de Erlich - sua primeira exposição solo na China - é conhecido como Project Shanghai. Para a ocasião, ele construiu duas instalações no recém inaugurado Jing An Kerry Center. Uma delas é a Shikumen House, releitura de uma de suas obras mais famosas: Bâtiment.
A obra não é nada menos que a reprodução em tamanho real da fachada de um prédio, só que no chão. Ela é acompanhada por um espelho gigante colocado a exatamente 45 graus da fachada fictícia. Quando as pessoas interagem com as janelas e detalhes da arquitetura, o artefato reflete cenas improváveis. No espelho, os visitantes podem se ver andando pelas paredes, pendurados nas janelas de cabeça para baixo e tudo o que a imaginação permitir.
A instalação megalomaníaca ganhou o nome de Shikumen House em homenagem ao Shikumen, tradicional estilo arquitetônico de Shangai, que emprestou suas curvas a Erlich. Enquanto passam alguns minutos no mundo surreal e sem gravidade do artista, as pessoas ainda prestigiam e ajudam a manter viva uma parte valiosa da cultura chinesa.
No Brasil, alguns trabalhos de Leandro Erlich estão em exposição até meados de janeiro de 2014. As obras Elevator Pitch - Conversaciones de ascensor, Global Express e Lost Garden - Jardín perdido estão na mostra: Leandro Erlich: La Invención, na Galeria Luciana Brito, em São Paulo.
Leandro Erlich: La Invención
Local: Galeria Luciana Brito
Endereço: Rua Gomes de Carvalho, 842 - Vila Olímpia, São Paulo
Data: até 11 de janeiro de 2014
Horário: de terça-feira a sábado, de 10h às 19h