![](/sites/default/files/images/10357170_283479698519908_1641572972811156118_n_0.jpg)
Quinta feira dia 25/09 mais de 200 pessoas estiveram presentes na UFPR no Lançamento do livro “JUVENTUDE E ENSINO MÉDIO – sujeitos e currículos em diálogo”, que tem como organizadores os Professores Juarez Dayrell ( UFMG), Paulo Carrano (UFF) e Carla Linhares Maia (UFMG). Na plateia, professores do ensino médio, orientadores de estudo do Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio, alunos de Pedagogia e professores universitários. Na mesa, como mediadora a Professora Dra Monica Ribeiro da Silva, coordenadora do Observatório do Ensino Médio UFPR e mais os professores Paulo Carrano e Juarez Dayrell.
A elaboração e publicação são resultados do projeto “ Diálogos com o Ensino Médio”, uma parceria da Secretaria de Educação Básica/Ministério da Educação com o Observatório da Juventude da Universidade Federal de Minas Gerais e o Observatório Jovem da Universidade Federal Fluminense.
O livro trata de temas importantes relacionados a juventude e sua relação com o Ensino Médio, como por exemplo:
- A realidade juvenil brasileira e as múltiplas dimensões da condição de ser jovem.
- A importancia da abertura ao diálogo.
- O por quê repensar o Ensino Médio.
- Os desafios do Ensino Médio na atualidade.
- Quem é o aluno que chega a escola.
- O trabalho com projetos de vida e perspectivas de futuro.
- O currículo para o Ensino Médio, enfatizando questões como a relação da juventude com o trabalho, cultura, ciência e as tecnologias digitais.
- A reflexão dos professores do ensino médio quanto as questões estéticas, as experiencias e saberes, contemplando as artes, e culturas dos jovens estudantes.
![](/sites/default/files/images/10353189_283480065186538_6923456939987913324_n_0.jpg)
Os autores defendem que é no "Diálogo entre professores, gestores, funcionários, estudantes, pais e a reinvenção das escolas como efetivas comunidades de convivência onde cada um e todos podem dizer a sua palavra e, dizendo-as, possam construir novos conhecimentos, habilidades, experiências que permitam uma INCLUSÃO EMANCIPATÓRIA nesta sociedade, que cabe a todos transformar" (PREFÁCIO DO LIVRO, P.9).
![](/sites/default/files/images/10592718_283479965186548_1575637269924692513_n_0.jpg)
![](/sites/default/files/images/10454443_283480138519864_6063048451198846247_n_0.jpg)
![](/sites/default/files/images/10701953_833267440047104_612279596856902817_n.jpg)
Fonte:
Lançamento do livro JUVENTUDE E ENSINO MÉDIO – sujeitos e currículos em diálogo.