Lançamento do livro JUVENTUDE E ENSINO MÉDIO – sujeitos e currículos em diálogo.

Quinta feira dia 25/09 mais de 200 pessoas estiveram presentes na UFPR no Lançamento do livro “JUVENTUDE E ENSINO MÉDIO – sujeitos e currículos em diálogo”, que tem como organizadores os Professores Juarez Dayrell ( UFMG), Paulo Carrano (UFF) e Carla Linhares Maia (UFMG). Na plateia, professores do ensino médio, orientadores de estudo do Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio, alunos de Pedagogia e professores universitários. Na mesa, como mediadora a Professora Dra Monica Ribeiro da Silva, coordenadora do Observatório do Ensino Médio UFPR e mais os professores Paulo Carrano e Juarez Dayrell.

A elaboração e publicação são resultados do projeto “ Diálogos com o Ensino Médio”, uma parceria da Secretaria de Educação Básica/Ministério da Educação com o Observatório da Juventude da Universidade Federal de Minas Gerais e o Observatório Jovem da Universidade Federal Fluminense.

O livro trata de temas importantes relacionados a juventude e sua relação com o Ensino Médio, como por exemplo:

- A realidade juvenil brasileira e as múltiplas dimensões da condição de ser jovem.

- A importancia da abertura ao diálogo.

- O por quê repensar o Ensino Médio.

- Os desafios do Ensino Médio na atualidade.

- Quem é o aluno que chega a escola.

- O trabalho com projetos de vida e perspectivas de futuro.

- O currículo para o Ensino Médio, enfatizando questões como a relação da juventude com o trabalho, cultura, ciência e as tecnologias digitais.

- A reflexão dos professores do ensino médio quanto as questões estéticas, as experiencias e saberes, contemplando as artes, e culturas dos jovens estudantes.

Os autores defendem que é no "Diálogo entre professores, gestores, funcionários, estudantes, pais e a reinvenção das escolas como efetivas comunidades de convivência onde cada um e todos podem dizer a sua palavra e, dizendo-as, possam construir novos conhecimentos, habilidades, experiências que permitam uma INCLUSÃO EMANCIPATÓRIA nesta sociedade, que cabe a todos transformar" (PREFÁCIO DO LIVRO, P.9).