Jovens e o Ensino Médio

ATIVIDADE CADERNO 5 COLETIVA

A leitura do caderno 5 permite observar que no planejamento e na aplicação das atividades em nossa escola já acontece a interdisciplinaridade.

A matemática é o exemplo prático dessa aplicação, pois nas aulas de História, de Literatura, de Português e outras áreas são utilizadas propriedades próprias da matemática para compreender e interpretar informações, na medida em que os conhecimentos se interligam e se relacionam.

Inúmeras vezes esse planejamento e sua aplicação acontecem sem que seja percebido. Estas relações surgem no contexto com diferentes possibilidades, fazendo do educando um sujeito com maiores aptidões para produzir intervenções na realidade.

Assim, conclui-se que é indispensavel em qualquer processo educativo o planejamento e a utilização da matemática, bem como um trabalho interdisciplinar, envolvendo os diversos saberes. No entanto, é somente através deste projeto que o educando poderá desenvolver capacidades coletivas necessárias para a vida em sociedade.

Professores do Instituto Estadual de Educação Assis Brasil.

Observação: Está em andamento atividades do projeto o Jovem no Contexto Atual, que busca valorizar a saúde e a qualidade de vida do jovem em todos os sentidos, sendo sujeitos na construção da realidade.