Jovens atletas brasileiros disputam os Jogos Olímpicos da Juventude, em Nanquim, na China

Iniciou sábado (16) os Jogos Olímpicos da Juventude 2014, em Nanquim, na China. Representando o Brasil, uma delegação com 97 atletas estão disputando cerca de 24 modalidades na China. Mas não para por aí o objetivo dessa equipe, nosso país já com olhos nos "Jogos Olímpicos do Rio 2016, mas também já pensando nas duas Olimpíadas seguintes, em 2020 (que será disputada em Tóquio, no Japão) e em 2024."

Esta é a segunda edição dos Jogos Olímpicos, sendo a primeira edição disputada em Cingapura. Serão cerca de 3 mil jovens ateltas, com idades entre 15 e 18 anos, que veem prepresentar os 204 países filiados ao Comitê Olímpico Internacional (COI).

Das 24 modalidades disputadas, "apenas boxe, pentatlo moderno, ginástica de trampolim, golfe e tiro esportivo não terão representantes brasileiros nos Jogos. Em relação à edição de 2010, houve um aumento significativo no número de atletas brasileiros – naquela ocasião, 81 atletas brasileiros participaram de competições de 21 modalidades.

Para Ricardo Leyser, secretário nacional de Esporte de Alto Rendimento do Ministério do Esporte, mais do que preparar atletas para os Jogos do Rio, há uma preocupação em desenvolver modalidades pouco tradicionais no Brasil, como o badminton, a luta olímpica e o tiro com arco: “Esse é mais um indicador do trabalho que está sendo feito. Um reflexo do apoio às categorias de base, de desenvolvimento, da estruturação de equipes multidisciplinares, e também da entrega de equipamentos para os diversos esportes”, afirmou.

O trabalho de formação de atletas para os próximos três Jogos Olímpicos é destacado pelo superintendente técnico do Comitê Olímpico do Brasil (COB), Marcus Vinícius Freire: “Estamos com uma molecada melhor, já para 2020 e 2024. Nosso foco é o Rio 2016, onde precisamos ir bem e para onde vai a maior parte dos recursos. Mas temos um grupo que trabalha parte do tempo para 2024, agora com a consultora inglesa Su Campbell, que até Londres 2012 cuidou dessa faixa entre 12 e 16 anos em seu país”, disse.

Alguns atletas da delegação que atuarão em Nanquim, no entanto, surgem como potenciais revelações dos Jogos do Rio, entre eles Matheus Santana, nadador de 18 anos (recordista mundial júnior dos 100 metros livre e dono da sétima melhor marca do mundo), Bianca Rodrigues, atleta de hipismo de 18 anos (vice-campeã sul-americana) e a dupla de tenistas campeã juvenil em Wimbledon, formada por Orlando Luz, de 16 anos, e Marcelo Zormann, de 18 anos.

A cerimônia de abertura será realizada neste sábado (16), no Estádio Olímpico, e a partir de domingo (17), os atletas brasileiros poderão conquistar as primeiras medalhas, em competições de esgrima, levantamento de peso, triatlo e natação."

Comunidades: