Jornada Estudantil do Ensino Médio no Sergipe reúne 400 alunos

Seed reúne cerca de 400 alunos na I Jornada Estudantil do Ensino Médio da Rede Estadual (Foto: Seed)

Alunos da rede estadual de ensino público de Sergipe estiveram reunidos na manhã desta sexta-feira, 5, para uma série de discussões e debates acerca do ambiente escolar contemporâneo. E, com todos os debates, uma conclusão praticamente unânime foi tirada entre os estudantes: o diálogo com os professores só vem para acrescentar no aprendizado.

"O evento reuniu alunos de todos os municípios sergipanos

Com o propósito de discutir sobre os desafios do jovem estudante do mundo contemporâneo, a Secretaria de Estado da Educação (SEED) reuniu nesta sexta-feira, 5, mais de 400 alunos da rede estadual na I Jornada Estudantil do Ensino Médio da Rede Pública Estadual de Sergipe. Os alunos vieram de todos os municípios sergipanos. O evento acontece no Centro de Vivência da Universidade Federal de Sergipe (UFS) e tem em sua programação palestras, debates, oficinas, apresentações artísticas, dentre outras atividades.

Para o diretor do Departamento de Educação (DED/SEED), Manuel Prado, que representou a secretária Hortência Araújo na abertura do evento, o objetivo da criação da Jornada e de sua fixação do calendário anual da secretaria é criar um espaço específico de diálogo e formação dos estudantes do ensino médio da rede pública estadual.

“A Jornada Estudantil é uma maneira que a SEED encontrou para ouvir os alunos, conversar com eles, debater quais as expectativas que eles constroem acerca da escola e o que eles pensam sobre temas importantes relacionados ao ensino e aprendizagem, como o protagonismo juvenil, as questões relacionadas à avaliação escolar, dentre outros. A idéia é criar um espaço em rede para os estudantes do ensino público estadual”, disse o diretor.

Nas oficinas, os alunos irão debateram temas como o currículo escolar, a gestão democrática, participação do estudante na gestão escolar, protagonismo juvenil, uso da tecnologia, perspectivas para o mundo do trabalho e para a pesquisa, enfrentamento à cultura social de violência escolar, e o jovem em dia com a saúde.

De acordo com Ana Lúcia Muricy, chefe do Serviço de Ensino Médio da SEED e uma das organizadoras do evento, a idéia é formar jovens que repercutam, entre os colegas, os temas debatidos na Jornada. “Para garantir a participação de um número maior de escolas de todo o Estada, solicitamos a cada uma que elegesse dois alunos representantes. Esses alunos serão multiplicadores em suas escolas daquilo que estão vivenciando hoje”, afirmou Muricy.

Protagonistas

Igor Estefano dos Santos Vieira foi um dos escolhidos para participar da Jornada. Aluno do Colégio Estadual Professor Artur Fortes, em Carira, o estudante pretendia acompanhar as discussões sobre protagonismo juvenil. “É um tema muito relevante. Os jovens precisam saber da importância que nós temos na sociedade. No ambiente estudantil, um exemplo é o Conselho Escolar, que muitos alunos não têm interesse em participar. Mas é importante que os estudantes mostrem sua opinião em relação ao regimento escolar”, declarou.

Já Duanne Braz Tavares, aluna da Escola Estadual Professora Josefa Marques, no povoado Sítios Novos, em Poço Redondo, achou interessante o primeiro contato com a universidade. “Acho importante aproximar o aluno secundarista da universidade, mostrar a eles que as portas estão abertas, o que nós encontramos aqui dentro, como é esse universo. É a primeira vez que venho à universidade e estou achando tudo muito interessante”, disse a aluna, que pretende estudar Geologia.

Programação

Durante a manhã, aconteceu a palestra do diretor do DED/SEED, Manuel Prado, sobre o Jovem Estudante do Mundo Contemporâneo. Na seqüência, houve a contribuição de alunos do ensino médio que participaram de programas governamentais como o Parlamento Jovem Brasileiro, o Parlamento Juvenil Mercosul e a Iniciação Científica.

A Jornada Estudantil prosseguiu no período da tarde com a realização de oficinas e apresentação dos trabalhos realizados nelas. Também houve uma mesa-redonda sobre Protagonismo Juvenil e Instâncias de Participação Cidadã, tendo como palestrante o vice-presidente da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES), Danilo Vianna Lopes. O evento será encerrado com apresentações artísticas e a exibição de um vídeo produzido por alunos do Colégio Estadual Djenal Tavares de Queiroz, de Moita Bonita".