Influência da mídia no crescimento do consumismo e na felicidade

Este texto foi produzido em oficinas, cujo tema foi o consumismo, realizadas com os estudantes do primeiro e segundo anos do Ensino Médio da Escola Estadual São Domingos.  As oficinas são ações do projeto PIBID Diversidade da UFVJM – Universidade Federal dos Vales Jequitinhonha e Mucuri. Ressalta- se que a produção dos textos bem como a correção dos mesmos foi realizada com a orientação, da professora supervisora e bolsistas do projeto e de alguns professores de língua portuguesa da referida escola, porém a produção final postada abaixo não sofreu um processo de higienização. Refletem, portanto, as potencialidades e dificuldades dos estudantes em relação à produção de texto.

Influência da mídia no crescimento do consumismo e na felicidade

O consumismo vem crescendo diariamente na nossa sociedade, crescimento este, influenciado pela mídia que a cada dia lança novos produtos, fazendo com que as pessoas pensem que comprando-os  sentirão mais felizes e completas.
Percebe-se comerciais bem elaborados, com alto grau de criatividade. Neles aparecem pessoas sorridentes, como mulheres felizes ao usarem roupas de marcas famosas, famílias sorrindo reunidas tomando coca-cola, induzindo o consumidor a comprar cada vez mais, sem ter a noção de que na verdade essa falsa felicidade acabará quando as diversas contas chegarem. Contas, muitas vezes, tão altas que talvez não consiga pagar.
         Além disso, há o problema ambiental. Ao adquirirem novos produtos as pessoas descartam os já existentes, gerando assim, uma grande quantidade de lixo e poluindo o meio ambiente.
         Será que precisamos consumir tanto? Será que as nossas coisas estão mesmo velhas e não dão mais para serem usadas? Acredito que a mídia está errada, pois não é uma roupa, um celular, um carro luxuoso que vai nos deixar realmente feliz. A verdadeira felicidade está além de bens consumíveis, ela pode ser encontrado em coisas simples, como uma boa conversa com amigos, o convívio familiar, dentre outras.