A importância da leitura no cotidiano escolar.

COLÉGIO ESTADUAL JOSÉ BONIFÁCIO DE CAMPO BONITO PARANÁ.
          A importância da leitura no dia a dia da sala de aula foi a problemática escolhida para ser discutida como resposta ao wiki, e considerando a importância da mesma como base na oralidade, na escrita e como um dos eixos estruturantes na linguagem do currículo, ressaltamos que a realidade de nossa escola aponta para a dificuldade encontrada quanto ao hábito da leitura enquanto compreensão, apropriação da linguagem e seus significados e significantes.
         Nessa perspectiva, considera se a leitura como ação libertadora do sujeito, conhecimento de mundo interno e externo, ampliação do vocabulário, compreensão e interpretação de situações e/ou atividades do cotidiano, capacidade de argumentação na oralidade e escrita.
          A leitura estabelece relações entre todas as áreas do conhecimento, pois, é através dela que se possibilita e concretiza a aprendizagem, apresentada em formas de ação e de manifestações culturalmente organizadas e historicamente  determinadas. Um exemplo é a disciplina de Arte, que trabalha com leitura de imagens que são produzidas por diferentes sociedades ao longo dos tempos.
          O ato de ler proporciona ao aluno o desenvolvimento intelectual e cognitivo, pois, é através da leitura que amplia se o vocabulário falado e escrito, entende se melhor o mundo ao redor melhorando a tomada de decisões,estimula se a criatividade, facilita se a escrita, o raciocínio e a memória, sem contar que a leitura tem o poder de mudar a vida do aluno leitor, com um futuro mais promissor. É por isso que devemos incentivar cada vez mais , os alunos a lerem e a se interessarem mais pela mesma.