A IMPORTÂNCIA DA ÁREA DE LINGUAGENS PARA O DESENVOLVIMENTO HUMANO

Rosania José De s. Alves

Sidnei Vargas

A IMPORTÂNCIA DA ÁREA DE LINGUAGENS PARA O DESENVOLVIMENTO HUMANO
A área das Linguagens pode contribuir para que os jovens reconheçam o papel das ciências na produção de novos conhecimentos, imprimindo um significado científico necessário para sua formação.
A reformulação do ensino médio no Brasil  estabelecida pela LDBEN, tem como idéia central expressa na nova lei, proporcionar ao ensino médio uma etapa complementar da educação básica, que  têm por objetivo tornar o aluno cada vez mais  capaz de aplicar as tecnologias da comunicação num contexto relevante para sua vida, compreender e usar a linguagem corporal, compreender a arte como saber cultural, analisar, interpretar e aplicar recursos expressivos das linguagens, geradora de significados e integradora da organização do mundo e da própria identidade do indivíduo.
Um dos grandes problemas ainda está relacionado a falta de sintonia entre realidade escolar e necessidades formativas do indivíduo, que por motivos diversos acaba abandonando a escola. Sendo necessário vencer estes obstáculos, para que ocorra uma formação de qualidade.
O que se pretende é que o jovem como sujeito do ensino médio tenha uma educação pautada pelos direitos à aprendizagem e ao desenvolvimento humano, realizando um trabalho que possibilite ao jovem conhecer e reconhecer as diversas formas de linguagens  em sua prática social. Nesse contexto o desenvolvimento das práticas pedagógicas do ensino interdisciplinar é de suma importância para despertar no jovem um olhar crítico, reflexivo e ativo.