III Festival IMAGENS EMdiálogo - press-release

Festival de vídeos abre inscrições para estudantes do ensino médio em todo o país e recebe o dobro de vídeos inscritos em sua última edição

O Festival Imagens EMdiálogo, que é um evento temático e anual e que tem como principal objetivo estimular   a   expressão   de   estudantes   sobre   o direito à escola pública de qualidade, abriu inscrições para que estudantes do ensino médio de todo o país pudessem enviar vídeos com a temática “Uma escola sem muros”.

O Festival recebeu este ano o total de 150 inscrições, oriundo de 17 estados e 75 cidades do país, quase o dobro recebido pela última edição.
Do total de vídeos inscritos, 132 deles já podem ser vistos no Festival que está no ar no portal do evento. (www.emdialogo.uff.br).

Dos 132 filmes que serão exibidos, 36 foram selecionados pela comissão de seleção e estão concorrendo ao Prêmio Portal EMdiálogo e 5 vídeos serão premiados.

Dos cinco vídeos vencedores, quatro serão premiados pela Comissão de Seleção e um pela Comissão Jovem Docente. O vídeo que obtiver os melhores comentários ganhará o Prêmio Web de Crítica. A lista dos vencedores será divulgada no dia 31 de outubro.

Os estudantes premiados participarão em Niterói, na UFF, (com despesas pagas de viagem), do I Encontro de Jovens Produtores de Audiovisual, em novembro.

O evento presencial acontecerá nos dias 12 e 13 de novembro.  No dia 12, quarta-feira, será exibido na Sala Paulo Freire, na UFF (Campus do Gragoatá, bloco D, 3º andar), o documentário "A Batalha do Passinho", com a presença do diretor, Emílio Domingos e equipe,  e  também da Pesquisadora de Estudos de Mídia, Ana Lucia Enne. A sessão será aberta a escolas, mediante confirmação. Os interessados podem ligar para o telefone: (21)2629.2707.

No dia 13, quinta-feira, os estudantes continuarão o encontro com os convidados do evento, que são a Agência Papa Goiaba, Olho Vivo, Cinema Nosso, Macacu Cine e Oi Kabum!, de Belo Horizonte/AIC.

Em parceria com o Canal Saúde/FIOCRUZ, os premiados também serão convidados a produzir nos estúdios do canal um programa sobre o festival que irá ao ar em todo o Brasil.

O   Festival  Imagens EM diálogo  tem como objetivo ampliar   as   estratégias   de diálogo na comunidade escolar ao possibilitar que estudantes do ensino médio compartilhem experiências e visões sobre seus cotidianos utilizando  vídeos  como  ferramenta  de comunicação.

O Festival Imagens EMdiálogo é o primeiro festival da categoria estudantil realizado totalmente online.

Serviço:

III Festival Imagens EMdiálogo
Data / local:
- exibição dos vídeos: 20/10 a 31/10, no portal EMdiálogo (www.emdialogo.uff.br)

- Evento presencial com os vencedores (I Encontro de jovens produtores de audiovisual): dias 12 e 13/11, na Sala Paulo Freire, na UFF (Campus do Gragoatá, bloco D, 3º andar).

Mais informações:

Web: www.emdialogo.uff.br/festival/2014

Coordenação festival:
EMdiálogo/UFF
Email: imagensemdialogo@gmail.com
Assessoria de imprensa:
RoMa in Press
Email: robertamattoso@romainpress.com.br
Tel: (21) 9.8108.9896 (Roberta Mattoso)