Hora da Horta no Lisboa

Jaqueline M. Fernandes

Amarildo Sebastião Pugim

Cândida Domingues

Resumo: A horta na escola como objeto de integração entre a comunidade escolar visando uma reeducação alimentar e práticas pedagógicas que promovam a interação entre educandos e educadores.

Palavras-chave:Horta, reeducação alimentar,aprendizagem

Introdução

O presente artigo trata da implementação do projeto- Hora da Horta no colégio acima citado. Com a formação da horta escolar pretende- se integrar as diversas fontes e recursos de aprendizagem, possibilitando assim uma reeducação alimentar, para questões do meio ambiente e também para que haja maior interação entre professores , alunos e toda a comunidade escolar com relação às questões alimentares e ambientais, integrando ao cotidiano do colégio, gerando fonte de observação e de pesquisa, exigindo uma reflexão diária por parte dos educadores e educandos envolvidos.

A horta no colégio visa criar possibilidades para o desenvolvimento de ações pedagógicas que permitam práticas individuais e em equipes, explorando a multiplicidade das formas de aprender, ensinar e repassar informações.

Diante de alguns fatos pesquisados em literaturas especializadas, pudemos observar que existem no Brasil 7 milhões de pessoas desnutridas (IBGE- Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística- 2015); por outro lado, nas últimas três décadas se tem registrado um aumento alarmante de obesos entre a população brasileira; a mudança de hábitos e estilo de vida das crianças e adolescentes associados a um ambiente que fomenta o sedentarismo em detrimento das atividades físicas (mudaram as brincadeiras e os jogos ao ar livre pela televisão, computador e outros aparelhos audiovisuais) além disso adquiriram hábitos alimentares inadequados caracterizados pela substituição dos alimentos tradicionais da gastronomia brasileira por dietas de alto valor calórico nem sempre acompanhada pelo correto valor nutricional. De acordo com o IBGE- 2009

em todas as regiões do país, em todas as faixas etárias e em todas as faixas de renda aumentou contínua e substancialmente o percentual de pessoas com excesso de peso e obesas. O sobrepeso atinge mais de 30% das crianças entre 5 e 9 anos de idade, cerca de 20% da população entre 10 e 19 anos e nada menos que 48% das mulheres e 50,1% dos homens acima de 20 anos. Entre os 20% mais ricos, o excesso de peso chega a 61,8% na população de mais de 20 anos. Também nesse grupo concentra- se o maior percentual de obesos: 16,9%.

Para tentar frear essas situações, optamos por abordá- las de forma transdisciplinar, envolvendo a educação ambiental, alimentar e nutricional, reeducando e estimulando um estilo de vida saudável. Para isso, a informação e educação no currículo escolar são de suma importância, pois representa um espaço social onde se dão interações e convivências entre diferentes grupos de pessoas.

A horta no colégio justifica -se pelo fato de coexistirem no Brasil, na nossa região e diretamente no município de Sarandi- PR, principalmente na clientela do Colégio Lisboa,a fome, a desnutrição, as deficiências de nutrientes e enfermidades produzidas por alimentação excessiva ou inadequada, e também o pouco conhecimento a respeito de alimentos saudáveis, cuidados com o ambiente e com as condições sanitárias que pode comprometer a saúde.

Considerações finais

O projeto foi concebido com a finalidade de intervir nos hábitos nutricionais e alimentares da comunidade escolar, com base no entendimento de que é possível promover a educação integral de crianças, adolescentes e jovens, por meio das hortas escolares incorporando a alimentação nutritiva, saudável e ambientalmente sustentável como eixo gerador da prática pedagógica. Na prática a horta contou com a participação dos alunos, educadores e comunidade escolar em geral. Percebeu- se que a horta na escola é viável , pois atendeu as expectativas pedagógicas e nutricionais enriquecendo a merenda escolar e desenvolvendo hábitos alimentares saudáveis nos discentes e docentes.

Referências Bibliográficas

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Média e Tecnológica.

Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino Médio. Brasília: Ministério da Educação,

2002.

Encontrado em: http://www.valor.com.br/brasil/3829144/72-milhoes-de-pessoas-passam-fome-no-brasil-mostra-ibge

Observação: O presente artigo foi realizado pelos participantes do PACTO do Colégio Estadual Antonio Francisco Lisboa EFMP.