A História da Matemática como Metodologia d Ensino

História da Matemática Como Metodologia de Ensino

Proessor CELESTINO DENARDIN

O grande desafio da Matemática é a superação das barreiras e distâncias criadas a partir da relação infrutífera existente entre: o professor, o estudante e o conhecimento. Principalmente quando não refletimos "porque ensinamos Matemática".

“A  história  da  Matemática  é  um  elemento  orientador na  elaboração  de atividades,  na  criação  das  situações-problemas,  na busca de referências  para compreender   melhor   os   conceitos   matemáticos.” (Idesio Alves dos dos Anjos)

Pois neste sentido podemos afirmar que a partir da criação de situações problemas, que são processos pedagógicos, os estudantes  a adquirem a compreensão da  natureza  da  Matemática  e  sua relevância na vida da humanidade. O grande desafio do ensino da matemática é perceber o que em que momento conseguimos despertar o interesse pela aprendizagem da matemática.

Nossos alunos estão expostos a realidade que, na maioria das vezes, ele opta por deixar de lado o estudo e resolve "cair no mundo". Desmotivados pelos seus subempregos e sem perspectiva de chegar a uma faculdade se desinteressam pelos estudos. Diante disso nós como professores podemos e devemos trabalhar os aspectos criativos, lúdico e desafiador da matemática tornam-na mais instigante, mas nem sempre conseguimos partir de elementos concretos, no entanto podemos criar "situações problemas” e uma das formas a ser agregadas é resgatar e incluir a História da Matemática em nossas aulas.

É comum observar em salas de aula a dificuldade de alguns alunos em certas matérias. Aparentemente o teorema de Pitágoras é simples e de fácil entendimento, ou seja, algo muito usado em exercícios de diversas disciplinas. No entanto a falta de seu entendimento tem sido um enigma nas suas aplicações. O seu aprendizado se tornaria mais significativo se fosse ensinado mostrando a sua construção históricas e evolução da humanidade a partir desse conhecimento.

Perfeitamente o resgate  alunado se faz com uma metodologia que contempla a História da Matemática na disciplina de matemática em consonância com as demais disciplinas, pois este estudo tem nos mostrado que a produção do conhecimento tem sido, na sua maioria, por homens economicamente ou socialmente privilegiados. Neste sentido afirmaria que um dos poucos caminhos para a superação da extrema marginalização das classes subempregadas e o "Conhecimento" e a matemática tem um papel fundamental na busca do entendimento das relações comerciais, econômicas e de negócios.

“No entanto, entendemos que os elementos positivos que corroboram com as potencialidades explicitadas no corpo deste trabalho nos possibilitam afirmar que fazer uso da História da Matemática como recurso pedagógico é mais que uma tendência do ensino atual, é de fato uma alternativa metodológica que contribui para aprendizagens com significado. Acesso em: 15 Out 2015.

O artigo, nos faz abrir os olhos para um novo caminho para o ensino da matemática, aliás todos os tipos de "ferramentas" disponíveis podem e devem ser utilizados, pois cada aluno aprende de uma maneira única, então quando diversificamos, temos a oportunidade de atingir um maior número de "alvos".

Este artigo nos mostra a importância do papel dos historiadores, pois as “Informações históricas sem provas concretas, informações históricas distorcidas e informações históricas ocultas” produzem um grande agravo ao ensino. Pois o ser humano ao conceber um conhecimento incorreto, para fazer-se conceber o correto, precisamos primeiramente desvelar o incorreto para posteriormente ou paralelamente, construir o conhecimento adequado.  Isso, segundo Vigotski, exigem caneccões de nível superior complexas.