GRUPO DE ESTUDOS DO COLÉGIO ESTADUAL JOÃO PAULO II – FRANCISCO BELTRÃO - PARANÁ

Professores: Aline Barros, Angelina Zandomenichi, Bruno Fernandes de Oliveira, Edna Patricia Profati, Denise Locatelli, Ida Maria Longo Borges, Ivone Donatti, Kathiane Ficanha, Lucia Inês Korb, Luci Lourence Padilha Chagas, Marla, Valmir Silva, Roseli Ribeiro de Jesus, Simone Mignoni Rizzon, Sirlei Aparecida Pimentel Gonzatto, Verônica Terezinha Kowlski
Orientadora: Marcia Prestes Belusso

Após leituras, análise e  reflexão dos materiais propostos do caderno I em abril deste ano.  O grupo apontou os principais problemas no CEJOÃO PAULO II -  e o impacto destes.
Problemas (o que precisa ser mudado)
1) Jovens/ alunos imaturos (parecem não saber porque estão frequentando EM).
2) Descompromisso com o horário ( chegam atrasados). Trazem consigo em sua maioria uma base de conhecimento dos alunos insatisfatória.
3)O aluno não consegue conciliar estudo e o trabalho Falta de tempo para estudar
Impactos negativos (do problema)
1) Parece ser um questão cultural e familiar a falta de interesse pelos estudo;
2)Tempo insuficiente para resgatar e/ou ensinar conteúdos que garantam o entendimento e avanço nos conteúdos estruturantes e específicos do curso.
3)Reprovação;Evasão;Implicações na qualidade do aprendizado
Ações (para resolver os problemas)
1) Identificar motivos que levam os alunos a desistirem dos cursos, para assim criar estratégias para minimizar os referidos problemas. Levando os mesmos a refletir sobre a verdadeira qualidade de vida.
2) Rever sistema de avaliação. Trabalho coletivo com familiares enfatizada que todo processo ensino/aprendizagem deve culminar em avaliação.
3) Reforçar informações sobre o perfil do curso, sobre a necessidade de estudo extraclasse, da importância da dedicação aos estudos e de que vai ter que se adequar aos compromissos escolares.