GESTÃO DEMOCRÁTICA E ÓRGÃOS COLEGIADOS

Orientadores Eliane Nadalin
e Lídia Mara Elias Gomes
• Professores do Col. Estadual Pedro Macedo

Os órgãos colegiados, como Conselho escolar, a Associação de pais e mestres, o Grêmio estudantil, nas escolas são fundamentais para uma a gestão democrática, pois esses garantem, a prática da participação na escola, a descentralização do poder e da buscapor uma educação de qualidade.
Uma gestão considerada democrática investe na autonomia dos sujeitos na tomada de decisões, promovendo um trabalho coletivo na construção da cidadania e efetivação do processo democrático.
Os Conselhos Escolares, na medida em que reúnem diferentes segmentos da escola como diretores, professores, equipe pedagógica, funcionários administrativos, alunos, pais, entre outros, têm um papel estratégico no processo de democratização.
A Associação de Pais e Mestres pode exercer várias funções como: colaborar com a direção da escola para atingir os objetivos educacionais ; representar as aspirações da comunidade e dos pais de alunos perante a escola; mobilizar os recursos humanos, materiais e financeiros da comunidade para auxiliar a escola; trabalhar para a melhoria do ensino e da aprendizagem; desenvolver atividades de assistência ao escolar nas áreas socioeconômica e de saúde; conservar e manter a infraestrutura escolar, os equipamentos e as instalações; promover programação de atividades culturais e de lazer que envolva a participação conjunta de pais, professores, alunos e comunidade. Uma APM forte e com objetivos voltados para o bem da comunidade escolar pode contribuir para o fortalecimento de uma escola democrática e de qualidade.
O Grêmio estudantil composto pelos alunos, pode ser uma das primeiras oportunidades que os jovens têm em participar de maneira organizada das decisões de uma instituição, agindo em uma perspectiva política em benefício, no caso da escola, da qualidade de ensino . Assim, os estudantes têm voz nas decisões da escola, apresentando suas ideias e opiniões com atuação mais responsável.
A participação dos vários segmentos representados na escola resulta numa gestão democrática, desenvolve a consciência social dos seus participantes que buscam uma escola pública de qualidade.
A gestão democrática na escola é participação de todos (comunidade, sociedade, pais, APMF, Grêmio Escolar, etc.) em busca da qualidade. Temos que compreender que o maior desafio é fazer da escola o lugar onde o aluno irá sentir-se apoiado por todos e motivado em  continuar seus estudos e assim, obter sucesso em seu papel social e pessoal. Esse sentir-se parte é um ponto fundamental do processo democrático.  O gestor deve ser uma pessoa que tenha um olhar especial tanto para o aluno quanto para o professor e decidir no coletivo os anseios de toda a comunidade escolar. O Gestor deve colocar em prática o que foi acordado por todos e não somente o que ele acha necessário, para isso ele fará a mediação, um negociador de tais ações, para que realmente se efetive na escola. Muitas vezes não é usado todo o potencial da AMF, mas ela deve ser fortalecido para poder dar esse suporte ao gestor. Dando autonomia as APMF ela se sentirá parte de todo o processo e estará sempre atuante. Essa democratização podeá se expandir para os professores, devendo fazer também da sala de aula um local democrático. Temos alunos que poderiam aprender muito se pudessem ser compreendidos em seus anseios pelo simples fato de serem ouvidos e compreendidos, podendo organizar e tornar efetivo as propostas do Grêmio Estudantil.