Gestão Democrática

A gestão democrática é processo de construção social que requer a participação dos segmentos sociais organizados e reconhecidos como Órgãos e Colegiados de representação da comunidade escolar como parte do aprendizado coletivo de princípios de convivência democrática, de tomada de decisões e de sua implementação. Processo esse que reconhece a escola como espaço de contradições, diferenças e encontros, o qual valoriza a cultura e a dinâmica social vividas na escola, buscando articulá-las com as relações sociais mais amplas. Nesse sentido, o ponto de partida é o diálogo, o respeito as diferenças, valorização do trabalho em equipe assegurando sempre a liberdade de expressão.

Em dois momentos da vida escolar, a gestão democrática mostra-se particularmente importante: na construção do Projeto Político- Pedagógico (PPP) e no exercício do ensino e da aprendizagem na sala de aula. Momentos de exercício dos princípios da participação, da gestão colegiada e da autonomia, em benefício da escola para que seja capaz de promover o crescimento pessoal e social dos estudantes jovens e adultos de nossas escolas de ensino médio.

O PPP  tem como uma de suas principais características a flexibilidade. O PPP entra em ação na sala de aula e a democracia passa a ser um exercício, uma atitude permanente de ampliação das capacidades de intervenção humana sobre a realidade. Na sala de aula asseguramos o diálogo, o respeito às diferenças, a promoção da autonomia de pensamento e de ação.

Em nossa escola ocorre o funcionando democrático do Conselho Escolar que assume a importante função pedagógica de promover a cultura do diálogo e da colegialidade.

Quaisquer pessoas da comunidade tem acesso às informações pedagógicas e administrativas da escola e tem plena liberdade de levantar, para fins de discussão e deliberação, temas e questões que afetam a vida da escola, seu funcionamento e a qualidade do ensino ofertado. O Conselho Escolar incentiva tais debates e decisões, e também faz com relação à apresentação de problemas.

Nosso PPP tem como alguns objetivos possibilitar a construção coletiva de linhas de ação e a organização do trabalho escolar na sua totalidade, refletindo sobre os problemas da sociedade, da educação e do trabalho para o sujeito dentro e fora do Sistema Prisional, visando melhorar o atendimento escolar; desenvolver o processo de ressocialização de acordo com os pressupostos de formação humana integral, objetivando o resgate e a reinserção dos detentos na sociedade; possibilitar a efetivação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação e da Lei de Execução Penal como meio de garantir os direitos legais dos apenados; contribuir para melhoria da qualidade de vida dos presos e construir condições para que todos os detentos tenham acesso ao mundo letrado, aos bens culturais, ao desenvolvimento tecnológico e a reinserção social.

A assunção de alguns princípios, políticos e pedagógicos, conduzem à democratização do saber, e no espaço de sala de aula cabe a nos docentes o delicado exercício da mediação entre os alunos e a cultura elaborada e, em particular, a manutenção do ambiente dialógico e cooperativo, pois somente assim  ampliaremos as capacidades humanas e  construireemos a democracia e o espírito colaborativo entre os discentes.