Freud, Marx e Foucault traduzidos para a linguagem dos sinais

De três em três meses, grupo de surdos se reúne no Instituto Nacional de Educação de Surdos (Ines), em Laranjeiras, para ‘batizar’ palavras e pensadores.

Na tarde da última segunda-feira, cerca de 30 professores e alunos surdos se reuniram numa sala de aula em Laranjeiras para discutir — em silêncio e com as mãos — que gestos seriam usados em Libras (a Língua Brasileira de Sinais) para representar 66 palavras da gramática portuguesa. Após duas horas de conclave, concordaram que o termo “substantivo concreto” será dito com um bater de mãos fechadas (movimento que lembra, de fato, a palavra “concreto” em Libras). Já “substantivo abstrato” resultará da união de dois sinais já existentes: um da palavra “substantivo” e outro da palavra “alma”. Nada mais abstrato do que o conceito de alma.