Colégio Estadual de Marmeleiro- Ensino Fundamental e Médio
NRE Francisco Beltrão
Orientadora de estudos: Lúcia C.F. Pasquali
Atividade de Reflexão e Ação - Segunda Etapa - Caderno III
Professores:
Albino Muller,Cristiana Menegazzo Canton, Jania Scherer, Nivado Amaral Sirlene Scolari Pontes, Márcia Telli Ferronatto, Maribel Colognese, Joelma Swheig, Rene D de Liz, José L de Quadros, Karla Kasiraghi, Marivone Nardi Scolari, Ivete Câmera Tesser, Carmélia Roque Pacheco, Janete Silva Vial, Rosangela Prestes Silva ,Andriele Toller, Valdirene H Gaiovicz, Darci Baldo, Gema Zambilo
Formação Integral dos Sujeitos
Após a leitura do caderno III, entendemos que é fundamental propiciar a formação integral aos sujeitos do Ensino Médio e as disciplinas que compõem a área ciências da natureza possuem papel importante nesta formação.
Entretanto, percebe-se que a atual estrutura educacional tem levado os docentes a uma prática de ensino insuficiente para uma compreensão significativa do conhecimento. A fragmentação do conhecimento, que se generaliza e se reproduz por meio da organização social e educacional, tem também configurado o modo de ser e pensar dos sujeitos envolvidos com a educação.
Através da interdisciplinaridade o aluno percebe o sentido do conteúdo abordado, para que se alcance o entendimento, a significação e a aplicabilidade em seu cotidiano, e que as disciplinas interajam entre si, partindo dos pressupostos da contextualização a qual se faz necessário para a ampliação do conhecimento.
Assim, é necessário a integração entre os componentes curriculares, tomando o conhecimento científico como base de referência, através das experiências e as vivências dos educando, para construir dessa maneira um conhecimento mais integrado com a realidade, despertando assim maior interesse, uma vez que o aluno começará a perceber a relação dos conteúdos disciplinares com a vida e a sociedade em que está inserido.
Acredita – se que a leitura, nos leva o sentido de conhecimento e aprendizagem de todas as disciplinas, criando uma teia de conhecimento, fazendo com que os conhecimentos específicos sejam trocas, levando o sujeito ao aprendizado em outras direções, proporcionando uma abertura de novos saberes ampliando os conhecimentos.
Os professores, bem como toda escola, precisam trabalhar coletivamente na elaboração do redesenho curricular que garanta maior aprendizado para o aluno, culminando com sucesso e a permanência do mesmo no Ensino Médio, oferecendo a possibilidade de desenvolvimento intelectual aos indivíduos para que eles possam aplicar na sua vida, promovendo seu desenvolvimento social.
Portanto, havemos de repensar nossas práticas, a fim de promover um trabalho que, de fato, proporcione aos estudantes acesso aos conhecimentos, saberes, vivências e experiências, garantindo assim o direito à aprendizagem e ao desenvolvimento humano.