A formação integral do aluno do Ensino Médio

O Ensino Médio vai muito além da transmissão de informações e conhecimentos ou preparar os alunos para o vestibular. Ele visa prepará-los para o exercício da cidadania, para o reconhecimento de seus direitos e responsabilidades, procurando formar pessoas conscientes e críticas, necessárias para o convívio em sociedade.

A compreensão e a tomada de decisões implicam em uma leitura crítica das informações, isto é, para exercer a cidadania é necessário tratar essas informações de maneira crítica e contextualizada, tendo, portanto, uma educação voltada para a formação do cidadão. Logo, é necessário que o trabalho da escola seja voltado, também, para a construção de valores educativos e morais, de cidadãos autônomos, que buscam, além do conhecimento, a felicidade e o bem estar pessoal e coletivo.

Assim sendo, a educação que vislumbra a cidadania e a vida em uma sociedade deve formar pessoas que aprendam a participar da vida coletiva de forma consciente. há a necessidade de se preparar os alunos não apenas para o futuro próximo, mas para a vida. Portanto, as escolas devem ser espaços que contribuam para a formação de personalidades, nos quais os alunos aprendam a ser pessoas de bem. Nesses ambientes, os alunos são ensinados a valorizar e respeitar as diferenças existentes na sociedade.

A sociedade atual necessita de uma educação do aluno como um todo, um ser humano completo que deve ser trabalhado em todas as áreas e não apenas a cognitiva. A escola deve formar pessoas preparadas para o mundo e não apenas para as provas, ou seja, a escola dever ter também, em seu planejamento, um ensino voltado para a educação em valores. Deve-se falar sobre amizade, sobre a importância do grupo social, sobre questões afetivas. Ela também deve ser uma instituição motivadora, que trabalhe a autoestima dos alunos, conscientizadora e formadora de valores cidadãos.

Orientadora de Estudos: Roseli Albini Petersen

Cursistas: Ana Paula Oliveira Batista, Celso Banzatto Monteito, Cleunice Mainardes, Elenita de Oliveira Halla, Fátima Dangelo,  Kleber Felix, Marilene dos Santos Melo, Mércio Cabral dos Santos, Ricardo Pizzatto e Thelma Regina Rossa.