Formação de Professores do Ensino Médio - Reflexões Caderno 1

Colégio Estadual São Braz – Curitiba -PR

Orientadora de estudos: Sandra Regina  Bernardes de Oliveira

Participantes:

Aparecido Onofre de Souza (Artes)

Dirce Kuhnen (Língua Portuguesa)

Elizabeth Maria Malheiros (Inglês)

Marcos da Motta (História)

Margarete Virginia

Maria Domingos Pereira Ventura (Filosofia)

Nadia Cibele Vidal (Língua Portuguesa)

Patricia Gogola Bomgiorno (Matemática)

1. Desafios do Ensino Médio

A partir da leitura do documento e as reflexões sobre os desafios que permanecem hoje no Ensino médio verificamos que em nossa escola a evasão escolar não ocorre devido à conciliação trabalho estudo (salvo um ou outro caso isolado), pois nosso Ensino Médio é matutino. O maior problema que encontramos é a apatia e a falta de motivação para os estudos, talvez porque estes não percebam que os conteúdos ensinados na escola estão relacionados com a sua vida. Percebe-se que maioria não tem claro o que fará ao término dos estudos e poucos falam sobre a possibilidade de cursar um curso superior.

Entre as causas da evasão podemos destacar a ausência das famílias na escola ou de pais que dizem não saber o que fazer com os filhos.

Temos também vários alunos que pertencem ao programa do bolsa família e isto os mantém na escola para continuar recebendo o benefício.

Acreditamos que este esforço para fortalecer o Ensino Médio permita através da troca de experiências e do material que nos permitirá conhecer melhor os atores envolvidos no processo uma melhora nas atividades desenvolvidas em nossa escola e nas demais.

1. Perfil Social e econômico de nossos alunos

Pelo que observamos no cotidiano da sala de aula, menos de 25% de nossos alunos estão inseridos no mercado de trabalho. A maioria com menor aprendiz ou estagiários. Estes permanecem na escola, pois este é um dos requisitos dos projetos aos quais estão vinculados. Alguns já estão inseridos como trabalhadores formais, mas continuam fazendo esforço para estarem na escola (não necessariamente estudando).

A maioria de nossos alunos tem aparelhos celulares o que ocasiona distrações em sala de aula, pois como mostram alguns estudos estão “viciados” no uso destes eletrônicos. Alguns chegam a relatar que deixam de fazer passeios para lugares onde não há sinal de celular nos finais de semana. Também tem acesso à tabletes e computadores.

Não apresentam interesse por idas a teatros ou mostras culturais, limitando-se a freqüentar cinemas.

Alguns mais interessados conciliam cursos preparatórios para o vestibular junto com o EM.

Para termos informações atualizadas sobre os alunos que freqüentam o Ensino Médio em nossa escola estamos elaborando questionário especifico para levantar dados que permitam ações para o enfrentamento das dificuldades encontradas no EM.