Fontes de Energia e os Possíveis Impactos Ambientais

Colégio Estadual Felipe Valentim – Ilha do Mel – Paraná
Orientador(a): Juliana Miranda.
Cursistas: Carlos Henrique Liegel Dias, Evelyn Ribeiro Silva, Janaina Juliana França Coradim, Katharina Izabel Santos de Mattos, Kelly Cristina Brombatti de Araujo.
O grande desafio na educação brasileira atualmente é fazer com que haja um maior comprometimento de todos os envolvidos no processo educativo, sendo eles, professores, equipe pedagógica, alunos e também dos pais, pois a educação brasileira necessita passar por uma nova adequação para que haja um maior aproveitamento do que é ensinado nas escolas.
Essa nova propostametodológica que estamos discutindo vem bem de encontro com as grandes queixas dos alunos, que são: “para que serve estudar isso”,“onde irei usá-lo”. Essas discussões estão despertando nos professores a necessidade de contextualizar os conteúdos adaptando-os na vivencia do qual os alunos estão inseridos, pois tudo se torna agradável quando valorizamos o conhecimento já adquirido.
Atualmente em nossas escolas na Ilha do Mel – PR, estamos adaptando o nosso currículo de forma a contemplar a realidade da qual os nossos alunos vivenciam com as Diretrizes Nacionais, sabemos que esse é um processo flexível e lento, pois faz se necessário a todo o momento que seja feito uma reflexão sobre o que está dando certo e o que ainda necessita de adaptação. No final deste ano letivo teremos de modo concreto o resultado de nossos esforços de dois anos de trabalho e estudos realizados nesta nova metodologia.
Atividade desenvolvida do caderno 3.
TEMA ESCOLHIDO: FONTES DE ENERGIA E OS POSSÍVEIS IMPACTOS AMBIENTAIS
No cotidiano usamos a energia desde cedo, a exemplo de ligar o chuveiro elétrico para tomarmos banho de manhã cedo, acender o fogão para fazer o café da manhã, caminhar para a escola, ao nos alimentarmos no almoço, pagar a conta de luz no banco, até a noite quando apagamos a luz para poder dormir, seja a elétrica ou até a as lamparinas que usávamos antigamente.
Se observarmos, o trecho acima “passeia” questões que podem ser problematizadas por várias áreas do conhecimento, a exemplo de Ciências Exatas, Ciências Humanas, Ciências da Natureza, Linguagens, Cultura Corporal.
Desta forma, pode-se sugerir que o tema energia seja contextualizado em conjunto com o tema sustentabilidade, verificando os tipos de energia renováveis e não renováveis. Verificando também que o tema atualmente ainda é discutido na imprensa, quando mencionam sobre o racionamento de água e a produção de energia nas usinas hidrelétricas, nossa principal matriz energética.
Algumas sugestões de atividades correlacionadas às áreas de conhecimento:
CIÊNCIAS DA NATUREZA: Mostrar as reações químicas de combustão, de hidrocarbonetos, evidenciando o gás metano. Identificar substâncias fósseis que produzem poluentes com sua combustão. Expor os Ciclos Biogeoquímicos e gastos de energia celular.
CIÊNCIAS EXATAS: Conceituar os vários tipos energéticos e suas transformações. Construir gráficos relacionando gastos de energia mensal e anual, bem como seus custos.
CIÊNCIAS HUMANAS: Abordar os impactos ambientais em conflitos com os interesses econômicos da produção de energia. Verificar os conceitos de energia na História, abordando principalmente a Revolução Industrial. Abordar o uso da energia em várias sociedades e os impactos sociais. Identificar os conceitos de energia em cada época.
LINGUAGENS: Construir redações sobre o tema sustentabilidade e gastos energéticos. Elaborar folderes de conscientização da comunidade sobre o uso consciente da energia.
CULTURA CORPORAL: Mostrar as diversas atividades físicas, respectivos gastos energéticos em determinado tempo.