Etapa ll Caderno V Matemática: Reflexão e Ação 5

Reflexão e Ação – Caderno 5 – pág. 42

Em nossa escola realizamos um projeto, cujo tema gerador foi a diversidade. Escolhemos o tema da cultura indígena brasileira (autoxingu), nele foi possível explorar a interdisciplinaridade nas seguintes disciplinas: sociologia, geografia, química, matemática, português, filosofia e educação física.

Como aconteceu:
1) Sociologia: os alunos visitaram o museu em uma mostra de trabalhos indígenas, onde participaram de uma prática sobre como produzir as tintas utilizadas para pintura corporal. Após a visita durante as aulas, o professor realizou debates.
2) Geografia: espacialização dos territórios indígenas no Brasil, onde foi feito uma construção de mapas, utilizando tintas providenciadas pelo professor de química, que relatou a composição das mesmas.
3) Química: Criação de tintas orgânicas e minerais a partir do conhecimento indígena.
4) Matemática: os alunos conheceram o cotidiano das tribos nos seus rituais onde se verificou o uso da pintura corporal, como uma identidade cultural. A partir desse conhecimento foi utilizado para análise padrões não euclidiano nas pinturas corporais, onde os alunos reproduziram na técnica de mosaico, materializando o conhecimento empírico. Onde a participação da professora de artes foi providenciar o material e ensinar a técnica das cores.
5) Português e Filosofia: Literatura indígena, contos, vocabulário, mitos e lendas.
6) Educação física: Linguagem corpórea mediante danças assim como as brincadeiras indígenas (cama de gato, bolinha de gude, bibioquê, entre outras).

O desfecho contou com a participação da apresentação na Mostra Cultural do Colégio Estadual Cecília Meireles.